Siemens compra 49% da Brasol e amplia presença no setor solar

De acordo com a Brasol, a parceria deve trazer mais economia aos clientes por meio de ferramentas e serviços
Siemens compra 49% da Brasol e amplia presença no setor solar

A Siemens adquiriu 49% da Brasol, empresa especializada em geração de energia solar. A compra visa apoiar projetos de descarbonização de grandes consumidores de energia.

O valor da operação, fechada pela área de “private equity” da Siemens Financial Services, não foi revelado.

De acordo com a Brasol, a parceria deve trazer mais economia aos clientes por meio de ferramentas e serviços digitais da Siemens através do MindSphere, um sistema operacional baseado em IoT (Internet das Coisas) que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital.

Além disso, o objetivo é que os clientes também tenham à sua disposição várias soluções Siemens em energia, incluindo eficiência energética.

Ty Eldridge, sócio fundador e CEO da Brasol, destaca a importância da aquisição da Siemens. “Trata-se de uma oportunidade sem precedentes para as empresas assumirem o controle de sua própria energia através da autogeração confiável, econômica e sustentável”.

O executivo ainda enfatiza que a procura crescente por fontes renováveis de energia, além da democratização do custo, foram responsáveis pela expansão da geração distribuída fotovoltaica no Brasil.

“A descentralização da geração elétrica é uma tendência global e o futuro do setor será cada vez mais focado na inteligência de dados para reduzir custos e mitigar riscos. Enxergamos potencial para identificar eficiências e gerar novas economias para os clientes na enorme quantidade de dados gerados”, afirma David Taff, diretor de investimentos no Brasil.

Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), apesar do impacto da Covid-19, o setor de GD solar já atingiu 3 GW neste ano. A expectativa é que crescimento continue e multiplique entre cinco e oito vezes na próxima década.

Imagem de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal