28 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,83GW

Siemens compra 49% da Brasol e amplia presença no setor solar

De acordo com a Brasol, a parceria deve trazer mais economia aos clientes por meio de ferramentas e serviços

Autor: 7 de outubro de 2020outubro 28th, 2020Brasil
Siemens compra 49% da Brasol e amplia presença no setor solar

A Siemens adquiriu 49% da Brasol, empresa especializada em geração de energia solar. A compra visa apoiar projetos de descarbonização de grandes consumidores de energia.

O valor da operação, fechada pela área de “private equity” da Siemens Financial Services, não foi revelado.

De acordo com a Brasol, a parceria deve trazer mais economia aos clientes por meio de ferramentas e serviços digitais da Siemens através do MindSphere, um sistema operacional baseado em IoT (Internet das Coisas) que permite conectar máquinas e infraestruturas físicas ao mundo digital.

Além disso, o objetivo é que os clientes também tenham à sua disposição várias soluções Siemens em energia, incluindo eficiência energética.

Ty Eldridge, sócio fundador e CEO da Brasol, destaca a importância da aquisição da Siemens. “Trata-se de uma oportunidade sem precedentes para as empresas assumirem o controle de sua própria energia através da autogeração confiável, econômica e sustentável”.

O executivo ainda enfatiza que a procura crescente por fontes renováveis de energia, além da democratização do custo, foram responsáveis pela expansão da geração distribuída fotovoltaica no Brasil.

“A descentralização da geração elétrica é uma tendência global e o futuro do setor será cada vez mais focado na inteligência de dados para reduzir custos e mitigar riscos. Enxergamos potencial para identificar eficiências e gerar novas economias para os clientes na enorme quantidade de dados gerados”, afirma David Taff, diretor de investimentos no Brasil.

Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), apesar do impacto da Covid-19, o setor de GD solar já atingiu 3 GW neste ano. A expectativa é que crescimento continue e multiplique entre cinco e oito vezes na próxima década.

Vitória Gomes

Vitória Gomes

Jornalista com experiência em reportagens diárias e edição de áudio. Graduanda em Comunicação Social na PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.