26 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,7GW

Sistema elétrico que abastece Paranavaí ganha obras de modernização

Segundo a Copel, os municípios de Alto Paraná, Guairaçá e Tamboara também serão beneficiados

Autor: 25 de janeiro de 2021Setor Elétrico
2 minutos de leitura
Sistema elétrico que abastece Paranavaí ganha obras de modernização

A Copel (Companhia Paranaense de Energia) anunciou que está realizando obras de reforço e automação no sistema elétrico que abastece Paranavaí e os municípios vizinhos de Alto Paraná, Guairaçá e Tamboara. Ao total, foram investidos R$14,2 milhões.

De acordo com a companhia, a principal obra trata da ampliação da subestação do Jardim São Jorge, que opera em 138 mil V. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos neste ano.  

Em comunicado aos consumidores, a empresa afirmou que a unidade terá a capacidade de atendimento ampliada com a instalação de um novo transformador e a atualização tecnológica nos equipamentos.

Outro destaque apontado pela Copel é o investimento na construção de novas redes de distribuição e na troca de cabos convencionais por fiação mais protegida de toques acidentais de galhos de árvores. 

Tais empreendimentos incluem três novos circuitos alimentadores em Paranavaí, além de duas importantes redes de interligação com cidades vizinhas. A ampliação é acompanhada de um processo de automação das redes, somando um aporte de cerca de R$10 milhões. 

O objetivo destas obras, de acordo com a companhia, é reduzir os trechos afetados por desligamentos acidentais e agilizar o retorno da energia, no caso de eventuais interrupções no fornecimento.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.