21 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Sistema fotovoltaico mais antigo do Brasil completa 25 anos

Tecnologia foi instalada em setembro de 1997 e segue em operação até os dias de hoje 

Autor: 23 de setembro de 2022novembro 3rd, 2022Projetos
2 minutos de leitura
Sistema fotovoltaico mais antigo do Brasil completa 25 anos

Tecnologia encontra-se instalada em prédio da UFSC. Foto: Laboratório Fotovoltaica/ UFSC

O primeiro sistema fotovoltaico integrado a uma edificação e conectado à rede elétrica pública do Brasil completou 25 anos de operação ininterrupta no Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). 

O sistema encontra-se instalado desde de setembro de 1997 no topo do prédio do Departamento de Engenharia Mecânica, no CTC (Centro Tecnológico) do campus de Florianópolis – a sede original do laboratório, que construiu e monitora este e outros sistemas fotovoltaicos no país. 

O gerador fotovoltaico, composto na forma de subsistemas por meio da utilização de 68 módulos (54 opacos e 14 semitransparentes) e quatro inversores, conta com uma potência instalada de 2 kWp.

A tecnologia foi fixada em uma área total de 40 m² e operou dessa forma de setembro de 1997 até o final de 2008, quando os quatro inversores foram substituídos por apenas um de 2,5 kW.

De acordo com a UFSC, depois de duas décadas funcionando, foi necessário desconectar alguns dos módulos, o que reduziu a capacidade de geração para 1,28 kWp. 

No entanto, os problemas que causaram a redução do número de módulos estão associados a componentes e não à tecnologia em si. 

“A longevidade do primeiro gerador fotovoltaico conectado à rede e ainda em operação representa uma consistente contribuição ao conhecimento do desempenho de longo prazo da geração solar, que é limpa e de baixo custo”, avalia a universidade. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

3 comentários

  • 25 anos instalado e gerando! Uma grande realização para o setor de energia solar fotovoltaica no Brasil.
    Parabéns ao pessoal do Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) por atingir este grande marco.

  • Excelente Matéria.
    Atuo neste setor Fotovoltaico há alguns anos, sabia que no Brasil havia sistemas Instalados mais antigos, mas não exatamente onde. Acredito que hajam outros até experimental com maior tempo!!!. Ao que ouvi, mas nunca com dados que comprovasse. 99,99% dos Sistemas Fotovoltaicos instalados são muito novos, um mercado crescendo e nos preocupa muito o breve futuro destes que estão sendo instalados por profissionais sem CAPACITAÇÃO alguma!.

  • Marcelo Santiago Pereira disse:

    Parabéns pela reportagem. Sou Engº de Segurança do Trabalho e Engº Eletricista também, e atualmente ministro treinamento nesta área. Essa informação foi muito importante pra mim. Obrigado.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.