Sistema híbrido abastece sítio no interior paulista

Proprietário optou pelo sistema, pois ficava sem energia em dias de temporal
Sistema híbrido abastece sítio no interior paulista

A falta de energia em dias seguidos devido à instabilidade da rede elétrica foi o que motivou o proprietário do Sítio Santo Antônio, João Gualberto Miguel, a instalar um sistema fotovoltaico com armazenamento de energia em seu sítio, localizado em Campinas (SP).

“Por conta da falta de energia, já que estou no final da linha, fico sem energia direto. Então, estou optando pelo sistema de geração hibrida”, conta o produtor que também cultiva diversas frutas, entre elas a pitaya.

De início, Miguel investiu cerca de R$ 2,2 mil na compra de seis painéis fotovoltaicos fabricados pela Risen Energy. 

O produtor também comprou um controlador de carga Epever mppt de 40 A e um inversor da Growatt de 3 kW. 

Já hoje, o sítio possui 16 painéis fotovoltaicos de 150 W, alimentando um inversor da Growatt 3 kW e quatro baterias 170 Ah de chumbo-ácido. No total, João gastou R$ 12 mil com o projeto.    

“A casa é 80% sustentável, só não é 100% porque os chuveiros têm que ser [operados] pela energia da rede”, relata o proprietário. 

Ainda segundo Miguel, a energia solar também é utilizada para operar o portão eletrônico e a bomba de água para a irrigação da plantação de pitaya. 

Ao todo, ele utiliza 2,5 kW, mas dá início com a energia da concessionária e logo após liga a chave contatora para usar a solar. 

“Estou muito satisfeito, não sou dependente de terceiros, só do Sol, que graças a Deus por mais fraco que apareça, mesmo chovendo, supre todas as minhas necessidades”, afirma  João.

Imagem de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal