SMA alcança 2,5 GW de potência em fonte solar na América Latina

A empresa também anunciou novidades para o mercado fotovoltaico brasileiro
SMA alcança 2,5 GW de potência em fonte solar na América Latina

A América Latina possui um alto potencial para a geração de energia solar, por conta de sua posição estratégica.  De acordo com Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o mercado na região é considerado o mais dinâmico do setor.

Para a fabricante de inversores fotovoltaicos SMA, as experiências de mercado não foram diferentes. A empresa alcançou o marco de 2,5 GW de potência em tecnologia solar fotovoltaica na região.

“Este crescimento é um reflexo das ótimas parcerias firmadas na América Latina e no Brasil. Em 2021, a SMA investirá mais em equipe, suporte técnico e marketing para toda a região. Especialmente para o time no Brasil, que contará com o aumento da sua equipe especializada para as áreas de Serviços, Engenharia, Vendas e Finanças”, afirma Daniel Rosende, gerente geral da SMA para a América Latina.

Segundo a SMA, os produtos que contribuíram com a conquista incluem o Sunny Highpower PEAK3, o Sunny Tripower CORE1, a Sunny Central series e a MVPS(Medium-Voltage Power Station), que fizeram sucesso no Chile e no Brasil.

“Buscamos atender de maneira irretocável revendas e instaladores de todo o país que utilizam as soluções da SMA e contribuir ainda mais para o crescimento de projetos fotovoltaicos no Brasil”, conclui Rosende.

Novidades para o mercado brasileiro

Visando atender a demanda do Brasil, a fabricante anunciou a chegada do novo inversor SMA Sunny Tripower CORE2 para o mercado fotovoltaico brasileiro. 

Segundo a empresa, o equipamento oferece uma potência de 110 kW e flexibilidade na implementação de sistemas com saída trifásica de 380V. 

O Sunny Tripower CORE2 é projetado para sistemas comerciais, em telhados ou no solo, possui opções para integração de armazenamento e venda direta de energia solar. Além disso, conta com 12 MPPTs e 24 Strings com conector Sunclix de 1100 VCC. 

O inversor é compatível com painéis bifaciais e até 50% de sobredimensionamento, sendo recomendado para projetos solares com até 1.100 V, além disso, permite diferentes orientações dos painéis. 

Ademais, os softwares integrados ao inversor, SMA ShadeFix e SMA Smart Connected, garantem a máxima geração de energia mesmo em sistemas sombreados e oferecem a redução dos custos de serviço, manutenção do sistema e notificação automática em caso de falha. 

Monitoramento e suporte por aplicativo

Também foi anunciado os aplicativos SMA Energy APP e SMA 360º App, para suporte profissional, possibilitando o acesso a todos os dados do sistema fotovoltaico de forma remota. 

O SMA Energy é uma ferramenta de monitoramento em tempo real que otimiza o controle da produção e do consumo de energia dos dispositivos, eletrodomésticos e veículos elétricos. 

O aplicativo permite o gerenciamento dos fluxos de energia, fornece previsões atualizadas sobre a produção de energia solar diária, o histórico de geração e consumo e até a  pegada de carbono.   

Além disso, o sistema permite o gerenciamento dos processos de carregamento inteligente de veículos elétricos, definir metas de carregamento com o mínimo custo possível, otimizar o uso da energia e acelerar o carregamento por meio da função boost.  

A ferramenta foi pensada para os profissionais do setor e auxilia no planejamento rápido e fácil de orçamentos, vendas de sistemas fotovoltaicos, além de ajudar a resolver qualquer possível erro do sistema.  

O aplicativo fornece informações divididas entre planejamento, operação e serviço, por meio do resumo dos resultados é possível identificar as falhas através do nome do sistema, dia e horário do erro, permite ainda pesquisar o evento ou código do dispositivo, nome do cliente ou da planta.

Imagem de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal