A América Latina possui um alto potencial para a geração de energia solar, por conta de sua posição estratégica. De acordo com Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o mercado na região é considerado o mais dinâmico do setor.
Para a fabricante de inversores fotovoltaicos SMA, as experiências de mercado não foram diferentes. A empresa alcançou o marco de 2,5 GW de potência em tecnologia solar fotovoltaica na região.
“Este crescimento é um reflexo das ótimas parcerias firmadas na América Latina e no Brasil. Em 2021, a SMA investirá mais em equipe, suporte técnico e marketing para toda a região. Especialmente para o time no Brasil, que contará com o aumento da sua equipe especializada para as áreas de Serviços, Engenharia, Vendas e Finanças”, afirma Daniel Rosende, gerente geral da SMA para a América Latina.
Segundo a SMA, os produtos que contribuíram com a conquista incluem o Sunny Highpower PEAK3, o Sunny Tripower CORE1, a Sunny Central series e a MVPS(Medium-Voltage Power Station), que fizeram sucesso no Chile e no Brasil.
“Buscamos atender de maneira irretocável revendas e instaladores de todo o país que utilizam as soluções da SMA e contribuir ainda mais para o crescimento de projetos fotovoltaicos no Brasil”, conclui Rosende.
Novidades para o mercado brasileiro
Visando atender a demanda do Brasil, a fabricante anunciou a chegada do novo inversor SMA Sunny Tripower CORE2 para o mercado fotovoltaico brasileiro.
Segundo a empresa, o equipamento oferece uma potência de 110 kW e flexibilidade na implementação de sistemas com saída trifásica de 380V.
O Sunny Tripower CORE2 é projetado para sistemas comerciais, em telhados ou no solo, possui opções para integração de armazenamento e venda direta de energia solar. Além disso, conta com 12 MPPTs e 24 Strings com conector Sunclix de 1100 VCC.
O inversor é compatível com painéis bifaciais e até 50% de sobredimensionamento, sendo recomendado para projetos solares com até 1.100 V, além disso, permite diferentes orientações dos painéis.
Ademais, os softwares integrados ao inversor, SMA ShadeFix e SMA Smart Connected, garantem a máxima geração de energia mesmo em sistemas sombreados e oferecem a redução dos custos de serviço, manutenção do sistema e notificação automática em caso de falha.
Monitoramento e suporte por aplicativo
Também foi anunciado os aplicativos SMA Energy APP e SMA 360º App, para suporte profissional, possibilitando o acesso a todos os dados do sistema fotovoltaico de forma remota.
O SMA Energy é uma ferramenta de monitoramento em tempo real que otimiza o controle da produção e do consumo de energia dos dispositivos, eletrodomésticos e veículos elétricos.
O aplicativo permite o gerenciamento dos fluxos de energia, fornece previsões atualizadas sobre a produção de energia solar diária, o histórico de geração e consumo e até a pegada de carbono.
Além disso, o sistema permite o gerenciamento dos processos de carregamento inteligente de veículos elétricos, definir metas de carregamento com o mínimo custo possível, otimizar o uso da energia e acelerar o carregamento por meio da função boost.
A ferramenta foi pensada para os profissionais do setor e auxilia no planejamento rápido e fácil de orçamentos, vendas de sistemas fotovoltaicos, além de ajudar a resolver qualquer possível erro do sistema.
O aplicativo fornece informações divididas entre planejamento, operação e serviço, por meio do resumo dos resultados é possível identificar as falhas através do nome do sistema, dia e horário do erro, permite ainda pesquisar o evento ou código do dispositivo, nome do cliente ou da planta.