2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

SMA lança linha de inversores monofásicos híbridos

Solução vem com funções de inteligência artificial e IoT (Internet das Coisas) integradas

Autor: 4 de julho de 2023Intersolar Europe 2023
2 minutos de leitura
SMA lança linha de inversores monofásicos híbridos

Fabricante apresentou novidades para o mercado fotovoltaico na Intersolar Europe. Foto: SMA/Divulgação

A SMA lançou, na Intersolar Europe, realizada em junho na Alemanha, a nova linha de inversores monofásicos híbridos, voltada para o mercado fotovoltaico residencial.

“Não é apenas um inversor, é um sistema de gerenciamento de energia para o seu lar. A solução, no caso, vem com funções de inteligência artificial e IoT (Internet das Coisas) integradas”, disse André Gellers, country manager da SMA no Brasil.

“Você vai ter diversos módulos de expansão, com armazenamento, bem como a possibilidade de fazer o carregamento do carro elétrico. Pode, inclusive, controlar quando os seus equipamentos vão funcionar, a partir das funções de IoT”, ressaltou.

De acordo com Gellers, a tecnologia se adequa muito bem ao mercado brasileiro, pois é uma solução monofásica, que pode ser expandida em sistemas de armazenamento e de carregamento elétrico com sistemas de software integrado, como ShadeFix, que protege contra sombras no telhado.

“E uma novidade muito boa também é que esses sistemas têm 3 MPPTs, que ligam em baixa voltagem. Assim, você poderá acomodar diferentes tamanhos de string nos MPPTs com melhor equilíbrio e balanço de energia”, enfatizou o executivo.

Mercado europeu

O mercado europeu, segundo ele, está crescendo no que se refere ao armazenamento de energia. “Hoje, todos pensam em ter independência energética por diversos fatores, pela variação do custo da energia e pela dependência da energia de fontes externas, por exemplo”.

“Só na Itália, nos primeiros três meses, mais de 80 mil sistemas residenciais com baterias foram conectados na rede. Isso mostra como será no Brasil daqui a pouco”, concluiu.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.