Sofar aprimora atendimento com centro de serviço e projeta expansão no Brasil

Com estrutura de 2 mil m², empreendimento acelera processos de manutenção e garantia
Sofar aprimora atendimento com centro de serviço e projeta expansão no Brasil
O centro está localizado na cidade de Jacareí, interior do estado de São Paulo. Foto: Sofar/Divulgação

Desde a inauguração do seu centro de serviço em Jacareí (SP), em julho de 2024, a Sofar afirmou que tem elevado a qualidade do suporte técnico e reduzido significativamente o tempo de atendimento aos clientes. Com mais de 400 mil inversores vendidos no país, a empresa estruturou um espaço de 2 mil metros quadrados para otimizar o pós-venda e garantir reparos eficientes.

No total, o empreendimento mantém um estoque de mais de 1.000 inversores novos para atender à demanda dos parceiros. Em casos de garantia aprovada, a Sofar é responsável pelo agendamento da coleta e envio do inversor, oferecendo suporte tanto ao integrador quanto ao cliente final. Isso garante continuidade no atendimento, mesmo se o integrador encerrar suas atividades no setor solar.

Outro diferencial apontado pela companhia é a agilidade no reparo. Após a chegada do inversor ao Centro de Serviço, os testes e consertos podem ser concluídos em até 48 horas. Caso a garantia seja negada, a Sofar ainda oferece o serviço de reparo, mantendo o período original da garantia da Nota Fiscal. 

Para ilustrar esse compromisso, Eduardo Fróes, Country Manager da Sofar Brasil, destacou um exemplo prático: “Se um cliente adquire um inversor com 10 anos de garantia e, após seis anos, o equipamento precisar de reparo, ele continuará coberto pelos quatro anos restantes, mesmo que ocorram novas falhas no futuro”, explicou.

Sofar inaugura centro de reparos em Jacareí para aprimorar atendimento de pós-venda

Investimentos e melhorias na infraestrutura

Entre as melhorias implementadas, destaca-se a criação de um laboratório exclusivo para reparos, equipado com um ambiente controlado e monitoramento de temperatura. Isso evita interferências externas, resultando em reparos mais precisos e aumentando a durabilidade dos equipamentos. 

“O desempenho do centro tem sido altamente positivo, permitindo à Sofar oferecer um atendimento ágil e eficaz. Também utilizamos o Reclame Aqui como uma ferramenta pública para monitorar a percepção dos clientes e identificar oportunidades de aprimoramento. Nos últimos seis meses, alcançamos uma nota de 9,6 no Reclame Aqui, refletindo nosso alto índice de resolução de problemas e a satisfação dos clientes com o atendimento”, disse Froés. 

“Essa nova estratégia visa fortalecer a atual política de pós-vendas, que já mantém um estoque de garantia avançado nos principais parceiros distribuidores. É o que chamamos de garantia ‘expressa’, ou seja, uma vez aprovado a garantia, o cliente poderá receber o inversor tanto do estoque do distribuidor quanto do estoque da Sofar, o que for mais rápido para atendimento do processo”, ressaltou.

Objetivo do centro de serviço é facilitar a logística do processo de garantia para os clientes. Foto: Sofar/Divulgação

Planos para expansão e novos centros de reparo

De acordo com o executivo, a empresa planeja expandir futuramente sua rede de unidades de reparo em diferentes regiões do Brasil. O objetivo é descentralizar o suporte técnico e proporcionar um atendimento ainda mais ágil aos clientes em todo o território nacional. 

Além da expansão da estrutura, a Sofar segue investindo em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para otimizar os processos de reparo e aprimorar seus equipamentos, considerando os desafios encontrados em campo no Brasil, como a baixa qualidade das redes elétricas em regiões de fim de linha ou em áreas rurais.

Como próximo passo, a fabricante planeja oferecer treinamentos técnicos presenciais em seu centro de serviço, proporcionando uma experiência prática e imersiva para que os clientes aprimorem seus conhecimentos.

“Nosso compromisso é seguir elevando a experiência dos clientes, garantindo um suporte ágil e eficiente, além de contribuir para a formação de profissionais qualificados”, concluiu o Country Manager.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.