28 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,84GW

Solar e eólica devem atingir 50 GW em 10 anos, destaca novo diretor da ANEEL

As fontes fotovoltaicas e eólica poderão, juntas, somar mais de 50 GW de potência instalada no período de 10 anos. Esta é a projeção do engenheiro eletricista Hélvio Neves Guerra, novo diretor da ANEEL…

Autor: 13 de novembro de 2020novembro 19th, 2021Brasil
Solar e eólica devem atingir 50 GW em 10 anos, destaca novo diretor da ANEEL

Imagem divulgação ANEEL

As fontes fotovoltaicas e eólica poderão, juntas, somar mais de 50 GW de potência instalada no período de 10 anos. Esta é a projeção do engenheiro eletricista Hélvio Neves Guerra, novo diretor da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), empossado na tarde desta quinta-feira (12). Em seu discurso de posse, o engenheiro comentou o futuro do setor elétrico e destacou a importância da participação ativa do consumidor brasileiro. “Vejam a expansão da mini e microgeração distribuída. Por um lado, trazendo para os consumidores a possibilidade de gerar parte da sua própria eletricidade, por outros despertando a atenção do regulador, do formulador de políticas públicas e o planejador, devido ao impacto sobre os demais consumidores”, destacou Guerra. Duante o evento, o executivo destacou ainda o papel das renováveis no Brasil. “O Brasil tem um bom problema: administrar a abundância. Temos inúmeras modalidades de fontes renováveis, como as hidroelétricas e a biomassa, mas temos também, recursos para aproveitamento da energia nuclear, fontes com emissão zero dos gases do efeito estufa”, apontou. Ao encerrar, ele ressaltou que um país, como o Brasil, cheio de recursos, sempre será bem-sucedido se souber o sentido mais amplo das palavras, harmonia, interesse público, justiça social e simplicidade. Guerra permanecerá no cargo até o dia 24 maio de 2022. A cerimônia foi online e contou a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do diretor-geral da agência, André Pepitone, além dos diretores Efrain Cruz e Sandoval Feitosa.

Giuliana Olivieri

Giuliana Olivieri

Atuou como produtora de programa de entrevista na Rádio Brasil Campinas, além de elaboração de reportagens diárias, edição de áudio e vídeo. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico, cobrindo a editoria de Mercado e Negócios. Graduanda em Jornalismo na PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.