18 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

Solar ultrapassa usinas térmicas e se torna 3º maior fonte do Brasil

Fonte fotovoltaica corresponde hoje por 8,1% da matriz elétrica nacional, destaca levantamento da ABSOLAR

Autor: 18 de julho de 2022Indicadores
Solar ultrapassa usinas térmicas e se torna 3º maior fonte do Brasil

Energia solar já evitou a emissão de mais de 24,6 bilhões de toneladas de carbono no Brasil. Foto: Unsplash

A energia solar ultrapassou as termelétricas de gás natural e de biomassa e se tornou a terceira maior fonte da matriz elétrica nacional, ficando atrás somente das hidrelétricas e das usinas eólicas, segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). 

O mapeamento da entidade revela que a fonte já corresponde por 8,1% de toda a matriz, com 16,4 GW de potência instalada nos segmentos de geração distribuída (11,31 GW) e centralizada (5,09 GW). 

Na comparação com o boletim de janeiro, o crescimento da solar em 2022 chama a atenção: foram exatos 3,4 GW instalados nos primeiros seis meses do ano, sendo quase 90% a partir de residências, fachadas e pequenos terrenos.

O crescimento da solar, assim como a de outras fontes, tem ajudado o Brasil a diversificar a matriz e fazer com que o país seja menos dependente das hidrelétricas. No ano passado, a falta de chuvas e o baixo nível dos reservatórios acendeu um alerta para essa importância. 

Segundo o MME (Ministério de Minas e Energia), nos próximos anos, a previsão é de uma redução significativa da participação das hidrelétricas no país por conta do avanço das fontes eólica e solar, incluindo projetos de geração distribuída voltados para pequenos consumidores. 

Números da matriz elétrica nacional. Foto: ABSOLAR

Nos últimos dez anos, além de garantir economia na conta de luz dos brasileiros, a energia solar também já foi responsável por evitar a emissão de mais de 24,6 bilhões de toneladas de carbono na atmosfera e garantir inúmeros benefícios sociais para o país. 

Entre eles estão: a criação de mais de 492 mil novos empregos, a atração de mais de R$ 87 bilhões em investimentos, além da arrecadação de mais de R$ 23 bilhões em tributos, o que ajuda a fomentar a economia e o desenvolvimento de estados e municípios. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Coordenador da Revista Canal Solar. Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.