[gtranslate]

SolarUnit aumenta geração em 9,2% por kWp em projeto no MS

Resultado refletiu o diferencial de eficiência em relação aos sistemas convencionais, destaca engenheiro
SolarUnit aumenta geração em 9,2% por kWp em projeto no MS
SolarUnit instalado na residência em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Foto: Evo Brasil Energia/Divulgação

A DAH Solar deu início a um projeto de coleta de dados de desempenho do SolarUnit, sistema que integra microinversor com 97,55% de eficiência e painéis full-screen. A solução foi instalada em Dourados (MS), uma das regiões mais quentes do Brasil, onde altas temperaturas e acúmulo de poeira representam grandes desafios para a operação de módulos fotovoltaicos.

Com o objetivo de avaliar a eficiência do SolarUnit, a iniciativa trouxe insights fundamentais sobre as vantagens dessa tecnologia para o mercado brasileiro. O engenheiro Germano Caires, proprietário da Evo Brasil Energia, recebeu a instalação do sistema em sua residência, no dia 8 de maio de 2024, e discorreu sobre os resultados obtidos. 

Segundo ele, foram utilizados três módulos de 550 W da DAH Solar, totalizando uma potência de 1.650 W, juntamente com um microinversor de 1.500 W. No total, o executivo obteve um ganho de geração de 9,2% por cada kWp instalado com o SolarUnit.

Vista aérea dos dois sistemas fotovoltaicos instalados. Foto: Evo Brasil Energia/Divulgação

“Em uma comparação direta, o SolarUnit – com 1,65 kWp – gera 4,12 kWh por kWp, enquanto um sistema convencional que instalei no mesmo telhado – com quatro módulos de 550 W e potência total de 2,2 kWp – gerou 3,77 kWh por kWp”, enfatizou Caires. 

Esse ganho de 9,2% por kWp com o SolarUnit, de acordo com o engenheiro, reflete o diferencial de eficiência em relação aos sistemas convencionais. “O produto superou a geração esperada quando projetamos”.

“Acreditamos que esse desempenho se dá pela topologia do equipamento que possui módulos com maior tensão e baixa corrente, fazendo com isso que o microinversor integrado não sofra com aquecimento ocasionado durante a geração”, explicou.

Outra vantagem observada pelo executivo é que os painéis full-screen acumularam menos sujeira nas bordas, tendo em vista que a região possui um alto grau de acúmulo de sujeira, fator que também contribuiu para o ganho em energia por kWp. 

“O projeto, com apenas três módulos, vai entregar no verão mais de 200 kWh/mês. Então, a solução é um ótimo custo benefício devido a sua eficiência e sua praticidade para instalação”, concluiu o proprietário da Evo Brasil Energia.

Não perca nenhuma novidade do setor elétrico! Cadastre-se na nossa Comunidade clicando aqui e tenha acesso exclusivo ao nosso conteúdo!

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.

Baixe Agora Seu Exemplar!

Preencha os dados acima e receba seu exemplar gratuito da Revista Canal Solar.