SolarUnit: módulo FV com microinversor integrado da DAH Solar

Solução permite uma flexibilidade muito grande nos projetos de sistemas fotovoltaicos, especialmente residenciais
Canal Solar SolarUnit módulo FV com microinversor integrado da DAH Solar
Cada módulo fotovoltaico, por ter um microinversor integrado, possui seu próprio sistema de MPPT

O SolarUnit é um produto da DAH Solar que reúne as vantagens de um módulo fotovoltaico de alta tecnologia e os benefícios dos microinversores.

módulo fotovoltaico com microinversor integrado é um produto de fácil instalação, que alia simplicidade e segurança ao evitar o uso de cabos e conectores para as conexões dos módulos fotovoltaicos.

Na prática, o SolarUnit é como um módulo fotovoltaico com saída em corrente alternada, pronto para ser conectado à rede elétrica. Segundo a fabricante, é o primeiro sistema fotovoltaico integrado do mundo.

Figura 1: Módulo fotovoltaico com microinversor integrado SolarUnit, da DAH

A Figura 2 mostra o modo de conexão dos módulos SolarUnit ao barramento de corrente alternada.

O barramento é formado por um cabo tronco fornecido pelo próprio fabricante. O cabo tronco possui conectores de derivação espaçados de modo a permitir a conexão sequencial e o paralelismo elétrico de diversas unidades SolarUnit.

Esse tipo de solução, com módulos fotovoltaicos integrados com microinversores, permite uma flexibilidade muito grande nos projetos de sistemas fotovoltaicos, especialmente nos clientes residenciais.

A Figura 3 ilustra uma situação em que a solução de módulo fotovoltaico com microinversor integrado é muito atraente.

Com esse tipo de solução é possível alcançar grande flexibilidade para os projetos, uma vez que é possível a instalação de módulos fotovoltaicos em diferentes orientações e com ângulos de inclinação distintos, acompanhando os desenhos dos telhados.

Outra vantagem, além da facilidade e da flexibilidade de instalação do SolarUnit, é a imunidade às sombras. Cada módulo fotovoltaico, por ter um microinversor integrado, possui seu próprio sistema de MPPT (rastreamento do ponto de máxima potência), o que elimina o problema do sombreamento parcial que ocorre nas tradicionais strings de módulos fotovoltaicos.

Figura 2: Módulos SolarUnit conectados em paralelo através de um cabos tronco
Figura 3: A flexibilidade e a simplicidade de instalação proporcionadas pelos módulos SolarUnit são especialmente interessantes para os sistemas fotovoltaicos residenciais

Não bastassem as vantagens de um módulo fotovoltaico com microinversor integrado, o SolarUnit ainda apresenta características de última geração, com o emprego da tecnologia full-screen e das células tripartidas (cortadas em três partes iguais).

A tecnologia full-screen consiste na fabricação do módulo com uma moldura perfeitamente integrada ao seu corpo, sem desnível entre a moldura e a superfície do vidro na parte frontal. Ou seja, um design frontal sem moldura e sem diferença de altura entre módulo e moldura.

Isso facilita o escorrimento da água sobre a superfície frontal do módulo e evita o acúmulo de sujeira, aumentando a geração de energia.

Quanto à tecnologia de células tripartidas, esta é uma inovação tecnológica que, no lugar de células de grandes dimensões, emprega células fragmentadas em três partes.

O uso de células tripartidas confere ao fabricante mais flexibilidade no dimensionamento do produto e possibilita o aumento da eficiência, uma vez que as células de menor área fornecem corrente elétrica de menor intensidade, reduzindo as perdas de energia internas.

Figura 4: Tecnologia full-screen: mais facilidade de limpeza e maior geração de energia
Figura 5: Células tripartidas proporcionam aumento de eficiência em relação aos módulos com células inteiras

A DAH ainda oferece uma ECU (energy communication unit), que é um módulo que faz a comunicação com os microinversores através do sistema PLC (power line communication), que emprega o próprio cabo de energia para trocar informações.

A ECU realiza o monitoramento da geração de energia dos módulos e permite o monitoramento remoto da planta fotovoltaica, além de permitir o desligamento do sistema fotovoltaico com o aperto de apenas um botão.

Figura 6: Unidade de monitoramento remoto da DAH, para uso com os módulos SolarUnit com microinversor integrado

Tabela com as características técnicas do módulo fotovoltaico SolarUnit com microinversor integrado.

 


As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.

Imagem de DAH Solar
DAH Solar
Criada em 2009, a DAH Solar é uma empresa especializada em desenvolvimento e fabricação de módulos fotovoltaicos, construção e operação de estações de energia solar, manutenção e investimento.

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal