1 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

SolaX lança produto que combina inversor híbrido, BMS e módulos de bateria expansíveis

Sistema de armazenamento de energia modular suporta até 200% de entrada fotovoltaica e 20 A de entrada CC por MPPT

Autor: 2 de fevereiro de 2024Lançamentos
2 minutos de leitura
SolaX lança produto que combina inversor híbrido, BMS e módulos de bateria expansíveis

X1/X3-IES, solução integrada de armazenamento da SolaX. Imagem: SolaX/Divulgação

A SolaX Power lançou para o mercado o X1/X3-IES, uma solução integrada de armazenamento de energia que combina inversor híbrido de 3 a 15 kW, BMS (Battery Management System) e módulos de bateria expansíveis, com capacidade variando de 5 kWh a 20 kWh (monofásico) e 10 a 30 kWh (trifásico).

O equipamento foi especialmente desenvolvido para atender às necessidades de residências e pequenos estabelecimentos comerciais, como padarias e mercearias, por exemplo.

Um dos principais destaques do produto é a possibilidade de aproveitar ao máximo a energia solar, permitindo um sobredimensionamento de até 200%. Além disso, o sistema suporta até 200% de entrada fotovoltaica e até 20 A de entrada CC por MPPT.

“O X1/X3-IES oferece uma saída trifásica desigual, permitindo um uso eficiente e otimizado da energia, bem como possui recursos de gerenciamento de eletricidade baseados em inteligência artificial, levando em consideração o horário de consumo e as necessidades do usuário”, explicou a empresa.

Demais vantagens

Em termos de confiabilidade, o X1/X3-IES conta com recursos adicionais de segurança – como detecção de AFCI opcional e desligamento rápido – e possui proteção contra surtos elétricos com SPD tipo II nos lados CA e CC. As baterias utilizadas no sistema são de tecnologia LiFePO4, livres de cobalto, o que garante maior durabilidade e segurança.

De acordo com a fabricante, leva-se apenas meia hora para a instalação do sistema ser concluída. “O design modular e plug & play permitem uma fácil adaptação às necessidades específicas de cada usuário. Ademais, oferece a opção de medidor sem fio, permitindo um monitoramento conveniente e eficiente”.

“Por fim, o X1/X3-IES garante um backup robusto de energia. Com um rápido tempo de comutação de menos de 10ms, é capaz de fornecer energia ininterrupta em caso de queda de eletricidade e suporta sobrecarga de 200% do EPS por até 10 segundos e taxa de carga/descarga máxima de até 50 A”, concluíram.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.