GC Solar 22.71 GW GD Solar 50.47 GW
Tecnologia & Inovação

Startup brasileira cria robô que limpa painéis sem uso de água

Solar Bot, fundada em 2021, começa testes do seu protótipo em usinas de Brasília (DF) e Goiás

10-02-23-canal-solar-Startup brasileira cria robô que limpa painéis sem uso de água

Usina de 5 MW, localizada em Brasília, sendo limpa com a tecnologia desenvolvida. Foto: Solar Bot/Divulgação

A Solar Bot, startup fundada por engenheiros da UnB (Universidade de Brasília), está desenvolvendo, segundo a companhia, o primeiro robô de limpeza de painéis solares nacional, totalmente autônomo e que não utiliza água.

“Nossa solução segue os moldes de operação robotizada que deram certo em grandes usinas na Europa, diminuindo o custo de manutenção e mantendo a eficiência da usina fotovoltaica”, afirmou Rédytton Brenner, fundador da Solar Bot.

“O fato de não utilizar água é interessante pois possibilita poupar um recurso precioso, deixar a operação mais barata e, inclusive, realizar a limpeza em plantas que estão em locais remotos”, ressaltou.

Para se ter uma ideia, as perdas de produção de energia solar devido a sujeira representam 7% de toda geração nos Estados Unidos e podem chegar a quase 50% no Oriente Médio, segundo o NREL (National Renewable Energy Laboratory).

Além disso, o relatório Soiling Losses – Impact on the Performance of Photovoltaic Power Plants 2022, publicado pela IEA-PVPS (Programa de Sistemas de Energia Fotovoltaica da Agência Internacional de Energia), aponta que a perda de receita devido à sujeira no módulo deve chegar a quase R$ 40 bilhões em 2023.

Demonstração da limpeza, antes e após o uso do robô. Foto: Solar Bot/Divulgação
Demonstração da limpeza, antes e após o uso do robô. Foto: Solar Bot/Divulgação

Sobre a Solar Bot

A startup é composta por empreendedores com formação em Engenharia, Programação e Direito, além de possuírem experiência no setor fotovoltaico. Atualmente, possuem um escritório dentro de uma empresa de energia solar em Goiás e a parte de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) está sendo implementada no Parque Tecnológico da UnB.

A companhia participou de uma rodada de apresentação no evento do MIT Reap realizado no Rio de Janeiro e já ganhou alguns prêmios: foi acelerada pelo Inovativa, acelerada e vencedora de um prêmio pelo Núcleo de Empreendedorismo da USP e ficou em 2º lugar geral na III Olimpíada Nacional de Inovação (Eletrobras).

Usina em Goiás, antes e depois da limpeza com robô. Foto: Solar Bot/Divulgação
Usina em Goiás, antes e depois da limpeza com robô. Foto: Solar Bot/Divulgação

De acordo com o executivo, a companhia ganhou ainda o 1º lugar na Olimpíada da Energia Brasileira (EnergyC), foram vencedores do Edital de Inovação Start BSB da FapDF e finalistas no programa MIT Reap.

“Captamos um investimento anjo em etapa inicial no valor de R$ 350 mil e agora estamos nos preparando para aproximar de fundos de investimento”, concluiu o fundador da Solar Bot.

Mateus Badra
Sobre o autor
Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Comentários (6)

Os comentários são moderados antes da publicação

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Deixe seu comentário

  • EMERSON SANTANA DE ALMEIDA

    É ALGO COMPLEXO,POIS A GRAVIDADE NISSO TUDO,PRA UMA LAVAGEM CORRETA,É, 100% O USO DA ÁGUA, SENDO IMPRESCINDÍVEL, MAS NO ENTANTO,

    A ÁGUA TRATA SE DE BEM DE CONSUMO EXCEPCIONAL, NÃO TENDO COMO VIVER SEM ELA,E NEM EM SONHO,DEVA SE USAR AGUA NATURAL E TRATADA, EXIGUA E CARA,NO GLOBO.

    ASSIM,A ALTERNATIVA MAIS ADEQUADA,AO MUNDO,E FALO NISSO ANOS,É PONTOS DE ARMAZENAMENTO DE AGUAS DE CHUVAS, E ASSIM INTERCALAR NO ANO,LAVAGENS A SECO,E COM AGUA REAPROVEITADA.

    NÃO HA OUTRA FORMA.

  • dailton

    Muito bom, principalmente por não depender da utilização de água.
    Alguém tem ideia do custo desse equipamento quando comercializado?

  • Adelir Anunes da Silva

    Vale lembrar que devem PATENTEAR ISSO URGENTE.

  • Carlos Adir

    Muito bacana! Espero que consigam crescer e expandir ainda mais!

  • Elson

    iniciativa muito boa. mas ainda tem muita sujeira mas placas após a limpeza. excelente trabalho e ideia da equipe,mas poderiam melhorar o resultado.

  • Paulo Ricardo

    Parabéns a todo time da SolarBot, serviço essencial para O&M no Brasil.

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.