26 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Startup brasileira e universidade suíça criarão ferramenta para monitorar usinas

Iniciativa visa inserir o Brasil na rota internacional de novas tecnologias para consumidores com sistemas FV

Autor: 14 de dezembro de 2022Projetos
2 minutos de leitura
Startup brasileira e universidade suíça criarão ferramenta para monitorar usinas

O projeto consiste no desenvolvimento de plataforma de IA. Foto: Reprodução

A PV Operation, empresa brasileira especializada em operação remota de usinas fotovoltaicas, anunciou neste mês de dezembro uma parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina e a universidade suíça Fachhochschule Nordwestschweiz.

O objetivo do acordo é o desenvolvimento de um sistema de inteligência artificial aplicado no monitoramento de usinas fotovoltaicas.

Segundo a PV Operation, a proposta é colocar o Brasil na rota internacional de novas tecnologias para os consumidores que possuem sistemas fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos.

De acordo com dados da companhia, o país possui cerca de 1,5 milhão de conexões fotovoltaicas em mais de 5 mil municípios e em todas as regiões. Os investimentos acumulados no setor já ultrapassam R$ 82,9 bilhões na última década.

O projeto consiste no desenvolvimento de plataforma de IA, baseada em Auto Machine Learning, para operação e manutenção preventiva, capaz de reconhecer e diferenciar situações de perdas de geração de energia nos painéis solares, como sombreamento, degradação de equipamentos e sujeira nos módulos.

A iniciativa surgiu a partir de uma força-tarefa entre a empresa e as instituições científicas ainda no início deste ano, com um grupo composto por especialistas em energia fotovoltaica, pesquisadores, cientistas e desenvolvedores.

“No final das contas, queremos agregar ainda mais valor aos nossos clientes e ao mercado brasileiro, trazendo mais inovação, tecnologia e robustez”, comenta Siqueira Neto, CEO da PV Operation.

Com a finalização do projeto, os dados da nova plataforma serão implantados no sistema da PV Operation, que já monitora uma base de cerca de 15 mil sistemas fotovoltaicos, num total de 1 GW, segundo a startup.

Stella Miranda

Stella Miranda

Produtora do Canal Responde e do Solar em 60. Possui experiência em produção de podcast, elaboração de matérias jornalísticas, entrevistas e produção para rádio. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.