26 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Startup brasileira investe em projetos de armazenamento de energia

Xate Energia possui inscrição gratuita e sem custos de instalação

Autor: 23 de março de 2022março 28th, 2022Notícias
Startup brasileira investe em projetos de armazenamento de energia

Os projetos geram créditos e são distribuídos por meio das distribuidoras de energia e automaticamente aplicados na conta mensal do consumidor. Foto: Envato Elements

Thomas Zuzelo, fundador da Xate Energia, conta que a startup foi criada com o objetivo de transformar o modelo de renováveis para os consumidores. O economista fundou a empresa no setor de fabricação de semicondutores de energia renovável em 2021.

Com sede em São Paulo (SP), a startup oferece contratos de energia para consumidores particulares e empresas que, ao assinar um contrato, deixam de ter que lidar diretamente com a distribuidora de energia. 

Os projetos da startup geram créditos e são distribuídos por meio das distribuidoras de energia e automaticamente aplicados na conta mensal do consumidor.

Enquanto ligado à concessionária, a Xate Energia assume a gestão da conta de energia e, no final de cada mês, a fatura combinada e o consumo de energia ficam disponíveis para os consumidores na plataforma digital da empresa.

Para Zuzelo, a rodada de financiamento inicial teve grande importância para começar as operações da plataforma, desenvolver nossos primeiros projetos e contratar a equipe. “Foi um processo que levamos internamente e captamos investimento de vários investidores com muitos anos de experiência trabalhando no setor financeiro e no setor energético”, afirmou.

Os primeiros projetos de armazenamento solar e de baterias da Xate Energia já estão sendo desenvolvidos, com duas modalidades de armazenamento dentro da plataforma: “Vamos desenvolver projetos solares com armazenamento e também implementamos soluções BTM com baterias”, contou Zuzelo.

A longo prazo, a Xate Energia pretende reinventar o modelo de negócio da distribuidora elétrica, oferecendo ao consumidor um serviço simples, mais barato e 100% verde.

Sofia Pontes

Sofia Pontes

Possui experiência em redação e edição de matérias jornalísticas, além de produção de podcast. Graduanda em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Bolsista Iniciação Científica da FAPESP.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.