Sul pode chegar a 91,8% de armazenamento ao final de julho

Caso a previsão do ONS se confirme, isso representará uma recuperação de quase 25 pontos percentuais em apenas um mês
1 min 38 seg de leitura
Fonte: Canva

Os reservatórios da região Sul podem atingir 91,8% de armazenamento ao final de julho, o que representaria uma recuperação de 24,5 pontos percentuais. A região inicia o mês com 67,3% de EAR (Energia Armazenada). “Em junho, a região Sul já havia recuperado parcialmente o armazenamento e há a perspectiva de que esse padrão se mantenha em julho”, disse o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.

Segundo ele, isso é o resultado da combinação de afluências mais elevadas na região e da política operativa do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), que esteve focada na recomposição dos níveis de água dos reservatórios do subsistema Sul. “Os atuais percentuais nos deixam bem posicionados para o segundo semestre, mas cada ano tem sido diferente e estamos sempre tendo que adaptar as nossas políticas operativas para manter o atendimento”, completa Rea.

A ENA (Energia Natural Afluente) deve atingir 113% da média histórica (Média de Longo Termo – MLT) no Sul em julho. A ENA é o indicador que mede a quantidade de chuva que chega aos reservatórios. Pelas previsões do ONS, as demais regiões terão chuvas abaixo da média:

  • 82% da MLT no Sudeste/Centro-Oeste;
  • 66% da MLT no Norte;
  • 41% da MLT no Nordeste.

Os níveis de armazenamento em julho devem superar 60% em todos os subsistemas:

  • Norte, com 96,5%;
  • Nordeste, com 65,3%;
  • Sul, com 91,8%;
  • Sudeste/Centro-Oeste, com 65,1%.

Cenário de carga

Ainda segundo o boletim do PMO (Programa Mensal da Operação), o cenário de demanda aponta para uma leve expansão no SIN (Sistema Interligado Nacional), com avanço de 0,2% (75.926 MW médios). Os submercados que devem registrar crescimento são o Nordeste, 5% (12.994 MWmed), e o Norte, 4,5% (8.121 MWmed).

Para o Sul e o Sudeste/Centro-Oeste, as estimativas são de redução de 2% (13.135 MWmed) e de 1,3% (41.676 MWmed), respectivamente. Os percentuais comparam as projeções de julho de 2025 com os resultados verificados no mesmo período de 2024.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.