Sunova Solar é listada como fabricante de módulos Tier 1

Classificação da BNEF facilitará aos clientes da empresa o acesso ao financiamento para todos os tamanhos de projetos
24-08-23-canal-solar-Sunova Solar é listada como fabricante de módulos Tier 1
Sunova opera três fábricas na China e no Vietnã, com capacidade integrada de 4,2 GW de painéis solares. Foto: Reprodução

Em seu relatório do terceiro trimestre de 2023, a BNEF (BloombergNEF) classificou a Sunova Solar como fabricante de módulos Tier 1. A listagem é baseada em oito projetos aceitos, que preencheram critérios de serem maiores que 1,5 MW e financiados por pelo menos seis bancos diferentes sem recurso.

“Tornar-se um Tier 1 é um marco importante para a Sunova. Trabalhamos cuidadosamente com nossos parceiros para encontrar os projetos certos e ajudá-los a convencer seus bancos sobre a qualidade de nossos módulos”, disse William Sheng, co-fundador e CEO da Sunova Solar.

“Com a compilação dos projetos necessários, também já começamos a aprimorar nosso modelo de negócios, desde energia solar distribuída no telhado até aplicações em escala de serviços públicos. A listagem Tier 1 nos ajudará a abranger totalmente esse segmento e abrir portas para participação nos maiores projetos”, destacou.

Segundo Mike Song, presidente da Sunova Solar, com 4,2 GW de capacidade de produção de painéis em operação e mais 6 GW em construção, a fabricante já está se preparando para aumentar a demanda como Tier 1.

“A incerteza política trouxe grandes desafios para as cadeias produtivas, exigindo flexibilidade e cooperação multilateral para o sucesso neste mercado. A atualização iterativa da tecnologia celular e a necessidade de desenvolver produtos para múltiplas aplicações continua sendo um desafio constante”, relatou o executivo.

“Portanto, nós da Sunova decidimos integrar nossos processos de produção em torno da cadeia de suprimentos de tecnologia celular, que é o principal fator de influência que permite combinar redução de custos com aumento de eficiência”, enfatizou.

Conforme Song, também investiram em um local de produção de wafer de silício com capacidade de produção de 20 GW, que está em construção. “Isso nos ajudará a controlar a qualidade e os custos das células produzidas e permite o controle direto de toda a cadeia de suprimentos, comprando material de polissilício diretamente”.

“Tal fator ainda ajudará a garantir o cumprimento de todas as questões e regulamentos de rastreabilidade de trabalho não forçado já estabelecidos nos EUA e que entrarão em vigor no próximo ano na Europa. Ao mesmo tempo, estamos diversificando nossa cooperação em diferentes áreas para ampliar o acesso ao mercado, o que nos auxiliará a obter mais vantagens de economias de escala”, acrescentou.

Demais benefícios pela listagem Tier 1

William Sheng comentou que a rastreabilidade total não é o único benefício que os clientes terão com o fato de a Sunova ser um Tier 1 listado pela Bloomberg, também facilitará o acesso ao financiamento para todos os tamanhos de projetos.

“Já somos classificados como CC+ de acordo com o relatório de bancabilidade do PV Tech Module, que enfatiza nossa gestão financeira completa. A listagem de Tier 1 nos auxiliará a subir ainda mais nessa escala, pois sua classificação está fortemente ligada aos embarques, que esperam aumentar agora com a capacidade de atender projetos de escala de serviços públicos”, pontuou o CEO.

“Juntamente com nosso foco contínuo em módulos acessíveis de alta eficiência e qualidade, todos esses componentes aumentam a confiança em nossa companhia e produtos por EPC, desenvolvedores, investidores e instituições financeiras”, concluiu.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal