26 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Sunways investe no mercado de inversores no Brasil

Fabricante de origem alemã explora o potencial e a crescente expansão do setor fotovoltaico do país

Autor: 23 de julho de 2021janeiro 31st, 2022Brasil
Sunways investe no mercado de inversores no Brasil

O Brasil é o centro das atenções em 2021 para a Sunways

O forte aumento no número de sistemas fotovoltaicos instalados em residências, comércios, propriedades rurais e outros espaços pelo Brasil, junto com um número crescente de contratos bilaterais de compra de energia (PPAs) para usinas solares de grande escala afora, está impulsionando o setor solar no país.

Hoje, já são mais de 9 GW de instalação fotovoltaica operacional, de acordo com dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Este cenário é promissor para o setor solar, que no ano passado registrou 4,9 GW em vendas de inversores fotovoltaicos, segundo relatório da consultoria Greener. 

Estes números chamaram a atenção da fabricante de origem alemã Sunways, que tem aumentado seus investimentos significativamente no Brasil ao longo dos anos e gradualmente aprofundou sua penetração no mercado e expandiu a equipe de serviço local.

“O Brasil é o centro das atenções em 2021 para a Sunways. Hoje, oferecemos uma ampla variedade de produtos de alta qualidade para todas as aplicações e ambientes fotovoltaicos, incluindo instalações solares residenciais, comerciais e de grande escala e armazenamento de energia”, afirma Carlos Trotta, Gerente de Vendas Brasil e America Latina da Sunways.

Atualmente, o portfólio da Sunways integra a série residencial monofásica (STS 1 ~ 10kW); a série comercial pequena trifásica (STT 4 ~ 25kW); a série trifásica industrial e montada no solo (STT 50 ~ 136kW); e a série residencial e comercial de armazenamento de energia (STH 3 ~ 12kW)  e dispositivos de monitoramento. 

A Sunways já recebeu certificados do INMETRO para os inversores monofásicos de 3kW, 5kW, 6kW, 8kW e o inversor trifásico 10kW. Além disso, todos os inversores foram aprovados pela IEC 62109, EMC 61000, IEC 61727 e 62116 e 61683 e 60068 que já foram lançados no mercado brasileiro.

“Nossa extensa gama de produtos nos permite atender à demanda em constante mudança no mundo e aumenta muito nosso poder competitivo. Nossos produtos se destacam, em relação a outras marcas, por terem tecnologias alemãs de alta qualidade e de ponta”, destaca Trotta.

Após quase 30 anos de desenvolvimento contínuo, a Sunways se tornou uma das mais antigas e importantes empresas de inversores string no campo fotovoltaico. Hoje, está presente em mais de 40 países e conta com uma equipe de aproximadamente 50 profissionais de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) com mais de dez anos de experiência na indústria fotovoltaica.

“Desde os critérios de seleção de materiais, algoritmos de controle de software, pesquisa e desenvolvimento, produção e testes internos até o lançamento no mercado, cada processo está em conformidade com os padrões de qualidade alemães reconhecidos. A Sunways se esforça para atender às expectativas dos clientes de alta qualidade e alta confiabilidade, utilizando instalações de manufatura automatizadas de última geração e um rigoroso sistema de controle de qualidade de padrão alemão”, ressalta Trotta.

Características dos inversores Sunways

Segundo a fabricante, seus equipamentos possuem diversos mecanismos de proteção incorporados, tais como proteção contra surtos CC e CA, anti-ilhamento, curto-circuito, sobretensão, sobrecorrente e proteção de sobretemperatura, bem como proteção de polaridade inversa com características de monitoração de falhas de terra e de rede que garantem ainda mais um desempenho estável e um funcionamento seguro.

Ademais, a Sunways destaca que seus inversores estão equipados com algoritmo MPPT avançado com uma eficiência MPPT de 99,9%, que pode reduzir eficazmente a perda de energia causada por rápidas mudanças climáticas e sombras de multi picos.

“Nosso inversores suportam mais de 1,3 vezes a capacidade de sobre dimensionamento DC e 1,1 vezes a capacidade de sobrecarga AC contínua. Com visor OLED e design de aspecto requintado, os inversores Sunways são mais atrativos e de boa aparência. Os componentes-chave que utilizamos são de fabricantes líderes mundiais, como Rubycon, Panasonic, Infineon, materiais que asseguram uma melhor confiabilidade e eficiência. Um desenho de loop de corrente sem paralelo maximiza o desempenho dos componentes e melhora a performance de dissipação de calor, tornando os nossos inversores com melhor eficiência e confiabilidade”, conclui Trotta.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.