Supermercado no CE é interditado por risco de desabamento

Suspeita é de que o peso das placas solares tenha sobrecarregado a estrutura do estabelecimento, gerando uma carga excessiva
Supermercado no CE é interditado por risco de desabamento
Foto: WhatsApp/Reprodução

Um supermercado no Centro de Pacatuba, localizado em Fortaleza (CE), foi interditado na tarde de quinta-feira (28) devido ao risco de desabamento do teto. A suspeita é de que o peso das placas solares tenha sobrecarregado a estrutura do estabelecimento, gerando uma carga excessiva.

Em nota, a Defesa Civil informou que, após receber uma denúncia sobre um desmoronamento parcial no local, sua equipe foi imediatamente acionada e deslocada para avaliar a situação.

Foi confirmado pela própria Defesa Civil que o telhado e a parede lateral do supermercado desabaram parcialmente, o que causava risco de desabamento total. Ninguém ficou ferido, pois o prédio já havia sido evacuado antes do incidente. 

“Por segurança, a área foi isolada e o supermercado foi fechado, ficando proibido o acesso até que uma avaliação técnica completa fosse feita e os reparos necessários fossem realizados”, informou a Defesa Civil ao Canal Solar.

De acordo com a Defesa Civil, por volta das 19h50, foi enviada uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará para realizar uma vistoria técnica no local e orientar os responsáveis sobre as medidas emergenciais a serem tomadas. 

“Após conversar com a Defesa Civil e os Bombeiros, os proprietários do supermercado se comprometeram a iniciar os reparos imediatamente, seguindo as normas de segurança”.

Foi solicitado ao proprietário que fechasse o estabelecimento imediatamente e providenciasse um laudo técnico urgente do engenheiro responsável pelo planejamento e construção do edifício.

O supermercado se manifestou nas redes sociais sobre o ocorrido, afirmando que está tomando as medidas necessárias para resolver os problemas estruturais.  

“Informamos que devido a danos na estrutura, nossa loja estará temporariamente fechada. Estamos trabalhando para resolver a situação o mais rápido possível e garantir sua segurança. Agradecemos pela compreensão”.

Um vídeo que circula nas redes sociais exibe os danos na estrutura do supermercado. 

Colocar o vídeo no wordpress

Cuidados

Geraldo Silveira, engenheiro eletricista da CS Consultoria, comenta que toda vez que for instalado um sistema fotovoltaico em um telhado, independentemente do tipo, é fundamental considerar alguns pontos. Entre os pontos cruciais está a avaliação da carga que será colocada sobre a estrutura.

“O ideal é contar com um engenheiro civil ou estrutural para analisar a capacidade do telhado, pois se a carga for muito grande, a estrutura pode não suportar o peso. Os pontos essenciais são: primeiro, fazer o cálculo da carga que será instalada e verificar se a estrutura original do telhado é capaz de suportá-la”, comentou. 

Ainda segundo o engenheiro, caso a estrutura não tenha a capacidade necessária, será preciso realizar um reforço estrutural. Nesse caso, o engenheiro emitirá um ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e um laudo, validando a capacidade da estrutura. 

“Esse profissional vai determinar se o telhado pode suportar o peso e, se necessário, indicar os reforços para garantir a segurança”, afirmou.

“Portanto, é fundamental que, ao realizar um projeto em cima de qualquer estrutura ou telhado, seja feita uma avaliação técnica. Isso é necessário porque, muitas vezes, a estrutura original não foi projetada para suportar cargas adicionais, como os painéis solares”, finalizou.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Yvana Leitão
Yvana Leitão
Produtora do Podcast Papo Solar. Possui experiência produção e elaboração de matérias jornalísticas. Graduanda em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas.

Uma resposta

  1. Observa-se pela foto que tem cerca de 7 toneladas de sistemas fotovoltaicos no teto dessa edificação. É preciso um cálculo estrutural para saber se o telhado foi projetado para essa carga adicional.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3