23 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,4GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,6GW

Swift chega a 100ª loja com geração de energia solar 

Empresa já instalou mais de 4,8 mil painéis fotovoltaicos sobre os telhados de suas unidades 

Autor: 4 de abril de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Swift chega a 100ª loja com geração de energia solar 

Sistemas FV instalados pela Swift somam 2,3 MWp de capacidade instalada. Foto: Divulgação

A Swift, uma empresa de comercialização de alimentos congelados, chegou a sua centésima loja com painéis solares.

O resultado faz parte da estratégia da companhia de ter até 2025 todos os seus estabelecimentos supridos por fontes renováveis.   

A iniciativa é fruto de uma parceria com a Âmbar Energia, empresa que oferece soluções para o setor, e que (até o momento) já investiu R$ 50 milhões em projetos de energia solar da Swift, de um total de R$ 105 milhões.

Ao todo, já foram instalados mais de 4,8 mil painéis solares sobre os telhados das lojas da Swift, ocupando uma área de 20 mil metros quadrados.

Juntos, os sistemas fotovoltaicos somam uma capacidade instalada de 2,3 MWp, o suficiente para fornecer energia elétrica para 250 famílias.

Em 2022, os telhados solares da companhia evitaram a emissão de mais de 643 toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de 922 árvores por ano.

Atualmente, a Swift conta com estabelecimentos para venda de seus produtos em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. O conjunto é formado por lojas físicas, móveis (vans) e pontos de venda store in store localizados dentro de varejistas parceiros.

Ações sustentáveis

Além dos 100 estabelecimentos com geração própria por meio de placas solares nos telhados, as lojas da Swift também são abastecidas por fazendas solares.

Atualmente, 45 unidades da marca recebem energia de usinas fotovoltaicas, como a UFV Âmbar Porto Feliz e a UFV Âmbar Saltinho, no interior de São Paulo. 

Além do uso de energia renovável, os estabelecimentos da companhia reúnem outras iniciativas para tornar as suas operações mais sustentáveis.

Para diminuir o consumo de energia elétrica, cada unidade conta com refrigeradores de baixo consumo de energia e com emissão de CO2 até 44% menor do que os modelos tradicionais.

O estacionamento das lojas usa o chamado “Piso Verde”, um bloco de concreto desenvolvido pela JBS Ambiental que contém na sua formulação plástico de embalagens de produtos in natura que não poderiam ser recicladas. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.