24 de outubro de 2021

Tecnologia simplifica gestão de instalações fotovoltaicas

Plataforma digital desenvolvida pela Tigo oferece ferramentas para diminuir os custos de operação e manutenção

Autor: 6 de agosto de 2021Tecnologia e P&D
Tecnologia simplifica gestão de instalações fotovoltaicas

Simplificar o processo de monitoramento e manutenção de instalações fotovoltaicas. Esse é o objetivo da Tigo EI (energy intelligence), plataforma digital desenvolvida pela Tigo para melhorar a experiência do usuário. 

De acordo com a fabricante, tal tecnologia oferece ferramentas para diminuir os custos de operação e manutenção e aumentar o desempenho e a receita do sistema.

O EI otimiza ainda o processo de comissionamento, fornecendo maior visibilidade da usina e informações para instaladores finais e EPCs, além de identificar os problemas que aumentam os truck-rolls – que é quando há a necessidade de enviar um técnico em um caminhão para reconfigurar um item do equipamento ou um sistema de fio e cabo, por exemplo. 

“A tecnologia de gerenciamento de frota é o próximo fator essencial em energia renovável e a plataforma Tigo EI acelerará esse domínio com melhor coleta de dados e software de análise”, disse Archie Roboostoff, vice-presidente de software da Tigo Energy. 

“Estamos confiantes que a solução atualizada ajudará os instaladores a impulsionar seus sistemas de energia e esperamos ver os resultados”, completou. 

Entre os principais recursos da Tigo EI, estão um diagrama de fluxo de eletricidade, que apresenta dados de geração e distribuição arquivados e em tempo real; relatórios de desempenho projetados para reduzir a fadiga de alerta para instaladores; e páginas de gráfico atualizadas para incluir um fluxo de calendário e estatísticas de receita que mostram o equivalente monetário da produção de energia.

A plataforma está disponível em formato web e também em aplicativo na App Store e na Play Store.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de um ano, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar