5 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Tecnologia simplifica gestão de instalações fotovoltaicas

Plataforma digital desenvolvida pela Tigo oferece ferramentas para diminuir os custos de operação e manutenção

Autor: 6 de agosto de 2021Tecnologia e P&D
Tecnologia simplifica gestão de instalações fotovoltaicas

Simplificar o processo de monitoramento e manutenção de instalações fotovoltaicas. Esse é o objetivo da Tigo EI (energy intelligence), plataforma digital desenvolvida pela Tigo para melhorar a experiência do usuário. 

De acordo com a fabricante, tal tecnologia oferece ferramentas para diminuir os custos de operação e manutenção e aumentar o desempenho e a receita do sistema.

O EI otimiza ainda o processo de comissionamento, fornecendo maior visibilidade da usina e informações para instaladores finais e EPCs, além de identificar os problemas que aumentam os truck-rolls – que é quando há a necessidade de enviar um técnico em um caminhão para reconfigurar um item do equipamento ou um sistema de fio e cabo, por exemplo. 

“A tecnologia de gerenciamento de frota é o próximo fator essencial em energia renovável e a plataforma Tigo EI acelerará esse domínio com melhor coleta de dados e software de análise”, disse Archie Roboostoff, vice-presidente de software da Tigo Energy. 

“Estamos confiantes que a solução atualizada ajudará os instaladores a impulsionar seus sistemas de energia e esperamos ver os resultados”, completou. 

Entre os principais recursos da Tigo EI, estão um diagrama de fluxo de eletricidade, que apresenta dados de geração e distribuição arquivados e em tempo real; relatórios de desempenho projetados para reduzir a fadiga de alerta para instaladores; e páginas de gráfico atualizadas para incluir um fluxo de calendário e estatísticas de receita que mostram o equivalente monetário da produção de energia.

A plataforma está disponível em formato web e também em aplicativo na App Store e na Play Store.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.