29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Thymos Energia lança assessoria financeira em M&A e project finance

Empresa estima maior dinamismo no ambiente de fusões e aquisições para os próximos anos

Autor: 29 de janeiro de 2024Mercado
3 minutos de leitura
Thymos Energia lança assessoria financeira em M&A e project finance

Foto: Freepik

A retomada do dinamismo no ambiente de M&A (fusões e aquisições) para os próximos anos, impulsionado pelos segmentos de geração renovável, comercialização e transmissão, motivou o lançamento da Thymos Capital.

A empresa será o braço direito da Thymos Energia, consultoria de negócios especializada na área de energia.

A nova empresa chega em um momento de retomada de investimentos, devido à redução das taxas de juros, a diminuição do capex nos projetos de transmissão e geração e a incerteza quanto à duração do período de preços baixos de energia.

Na avaliação de André Fonseca, Managing Director da Thymos Capital, o mercado brasileiro tem sido observado por players internacionais.

Thymos Energia lança assessoria financeira em M&A e project finance
“A expansão das energias renováveis no Brasil tem atraído investidores internacionais que buscam a descarbonização de suas atividades, principalmente as grandes petroleiras globais. Além disso, a abertura do mercado e a expansão da transmissão serão janelas de oportunidades de negócios”, destaca Fonseca.

“Nosso principal diferencial em comparação às outras assessorias financeiras é nosso profundo conhecimento e capilaridade comercial no setor elétrico. Para além da análise financeira convencional, destacamo-nos por uma expertise na valoração de ativos e empresas de geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia”, acrescenta Fonseca.

Ele ainda pontua os investimentos que devem ocorrer neste ano, como o leilão previsto para março deste ano, cujo edital está em fase de consulta pública.

É estimado que, nos próximos 10 anos, o volume de investimentos nessa área deve chegar a R$ 158,3 bilhões, de forma a viabilizar uma expansão de 23% na malha nacional, para 220 mil quilômetros, de acordo com estimativas da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

Além disso, a inserção de novas tecnologias no setor elétrico e os novos modelos de mercado, com grande expansão de fontes de geração intermitentes, também proporcionarão oportunidades.

Nesse novo cenário, será necessária a adoção de medidas para garantir a confiabilidade do fornecimento de energia.

Ainda segundo projeção de demanda elaborada pela Thymos Energia para os próximos Leilões de Capacidade, a serem organizados pela ANEEL, serão necessários investimentos na ordem de R$ 50 bilhões até 2030 para o atendimento do segmento de reserva de energia.

 

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.