TIM ultrapassa marca de mil antenas com conexão 4G via satélite e energia solar

Operadora pretende levar internet móvel para todos os municípios brasileiros até 2023, sobretudo para regiões mais desassistidas
Antena off grid da TIM em operação no Brasil.
Antena off grid da TIM em operação no Brasil. Foto: TIM/Divulgação

Com o objetivo de levar o 4G para todos os municípios brasileiros até 2023, a TIM está apostando num projeto que utiliza energia solar e conexão via satélite para levar internet móvel por meio de antenas off-grid, sobretudo, para comunidades remotas, onde há déficit de infraestrutura de rede elétrica. 

A iniciativa – chamada pela operadora de Sky Coverage – conta hoje com mais de 1.000 unidades com essa configuração. A conectividade via satélite é fornecida pela empresa israelense Gilat, que também prevê o uso da solução para levar 4G ao agronegócio.

Um dos diferenciais do projeto é sua capacidade de oferecer cobertura 4G de forma sustentável, acessível e de baixo custo. Com torres autossustentáveis, por meio da geração de energia solar, é possível ter mais autonomia e maior vida útil do equipamento. 

Dessa forma, manterá a cobertura 4G com infraestrutura simplificada e de baixo impacto ambiental. A TIM conta com parceiros e fornecedores para atender à demanda em todo o país e seguir disponibilizando o serviço aos clientes. 

Leia também

Claro inaugura usina FV e amplia produção de energia limpa no DF

Vivo inaugura usina solar no Rio Grande do Norte

A empresa explica que a solução estende o alcance das redes mais rapidamente do que as alternativas terrestres. O projeto também amplia conectividade para setores, como o próprio agronegócio, especialmente para equipamentos e investimentos em Internet das Coisas (IoT).

“Queremos apoiar o Brasil na inclusão digital com o projeto Sky Coverage e, para isso, contamos com parceiros importantes, como a Intelsat, com quem trabalhamos especialmente na região norte”, ressalta Marco Di Costanzo, diretor de Engenharia de Redes da TIM Brasil. 

Em janeiro de 2022, a TIM possuía cobertura 4G em 443 municípios do Norte, sendo a operadora líder em cidades atendidas na região. A operadora também se posiciona em 1º lugar no ranking nacional, com 4,7 mil municípios cobertos com a quarta geração.

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal