A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) receberá, até o dia 3 de fevereiro, contribuições em Tomada de Subsídios (TS028/2022). O objetivo é aprimorar dados do balanço energético para apuração de perdas de energia e consequente homologação das perdas não técnicas sobre o mercado de baixa tensão medido.
A Agência pretende padronizar o envio de dados de perdas pelas concessionárias de distribuição, além de eliminar distorções constatadas com o crescimento recente do mercado de mini e microgeração distribuída entre o mercado de baixa tensão faturado e medido, refletindo nas perdas medidas e faturadas.
“A consideração da GD no balanço resulta numa energia consumida maior do que a energia faturada, uma vez que as distribuidoras têm abatido a energia compensada pela energia gerada e injetada na rede, o que faz com que o mercado medido seja maior do que o faturado”, disse a área técnica da ANEEL.
“Essa situação inverteu a lógica anterior de ajuste do balanço entre as grandezas medidas e faturadas, decorrente apenas do efeito do custo por disponibilidade (consumo mínimo), de perdas faturadas menores do que as perdas medidas”, explicaram.
Ainda segundo a área técnica, a homologação das perdas não técnicas sobre o mercado de baixa tensão medido, com consequente incorporação do mercado medido à planilha de processos tarifários, apresentaria vantagens como a maior precisão no envio dessas informações pelas distribuidoras.
Os interessados em participar deverão preencher formulário na Tomada de Subsídios, de acordo com instruções disponíveis no link.