A Transpetro inaugurou nesta semana sua primeira usina de energia solar fotovoltaica na modalidade de geração distribuída. Com um investimento de R$ 12 milhões, essa planta será responsável por suprir as demandas energéticas do Terminal de Guarulhos, situado na região metropolitana de São Paulo.
Conforme divulgado pela companhia, a usina possui 2.800 kW de potência, o que é suficiente para abastecer cerca de 600 residências. Estima-se que esse empreendimento resultará em uma economia anual de aproximadamente R$ 1,8 milhão em despesas com eletricidade.
Além disso, a instalação da planta solar contribuirá para evitar a emissão de 246 toneladas de gases de efeito estufa por ano na unidade.
Sérgio Bacci, presidente da Transpetro, destacou: “Nosso objetivo é permanecer entre as empresas que lideram as transformações na matriz energética do Brasil, oferecendo soluções sustentáveis que resultem em uma efetiva descarbonização. Por isso, estamos investindo em iniciativas que promovam uma economia de baixo carbono. Temos um compromisso com as pessoas e o meio ambiente, e este projeto faz parte desse compromisso”.
Além da usina solar fotovoltaica, o Terminal de Guarulhos tem projetos para a captação de águas pluviais para utilização como água de serviço, a instalação de um sistema de recuperação de vapor (URV) na Base de Carregamento Rodoviário de Guarulhos (Baguar) e projetos sociais com as comunidades vizinhas.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].