2 de março de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Transportadora investe em solar e aumenta vida útil das baterias dos veículos

Pra Frente Brasil adquiriu 1.420 módulos para reforçar ainda mecânica e reduzir consumo de diesel de 500 caminhões

Autor: 24 de julho de 2023agosto 14th, 2023Parcerias
4 minutos de leitura
Transportadora investe em solar e aumenta vida útil das baterias dos veículos

Painéis solares da Intelbras proporcionaram mais autonomia para a frota da Pra Frente Brasil. Foto: Intelbras/Divulgação

A Pra Frente Brasil, grupo que atua no segmento rodoviário de logística de combustíveis e produtos refrigerados em todo o território nacional e no Mercosul, adquiriu painéis solares da Intelbras para a sua frota, buscando aprimorar a parte mecânica dos caminhões e reduzindo o consumo energético.

Segundo Fábio Morelatto, gerente de rastreamento e monitoramento da Pra Frente Brasil, as soluções fotovoltaicas trouxeram benefícios para a operação, como o aumento da vida útil das baterias dos veículos, que passou de nove meses para dois anos.

“Tivemos também uma redução no consumo de diesel e também no desgaste das peças do motor, já que as placas solares funcionam com o veículo desligado”, destacou.

Desde 2021, quando os testes começaram a ser realizados, foram adquiridos 710 kits, totalizando 1.420 módulos de 160 W para serem instalados em 500 caminhões da frota.

A Pra Frente Brasil tem sede em Cascavel (PR) e filiais em Londrina (PR), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), Araçatuba (SP), Montevidéu, no Uruguai, e a mais nova filial em Sarandi (PR), que começou a operar no início de julho.

“Para a Intelbras, essa parceria destaca a capacidade da empresa em desenvolver soluções de ponta a ponta, que solucionam as necessidades e beneficiam seus clientes”, afirmou Bruno Valerim, supervisor de tecnologias de monitoramento e rastreamento da Intelbras.

“Nos últimos anos, temos desenvolvido várias tecnologias para o setor de logística, e os resultados obtidos com a Pra Frente Brasil mostram que estamos no caminho certo”, complementou Valerim.

Foto: Intelbras/Divulgação

Foto: Intelbras/Divulgação

Soluções empregadas

O kit instalado nos caminhões é composto por dois módulos fotovoltaicos policristalinos de 160 W (modelo EMS 160P), um controlador de carga PWM de 30 manA (ECP3024) e outros dispositivos de proteção.

De acordo com a Intelbras, o tamanho reduzido propicia uma fácil instalação em diversos ambientes, sendo inclusive realizada por um técnico da transportadora nos veículos da frota.

Ademais, com a constante expansão da frota da Pra Frente Brasil, os automóveis poderão começar a receber os novos painéis flexíveis, solução que foi lançada pela Intelbras em maio deste ano.

Parceria consolidada

A parceria entre as empresas teve início em 2017 e expandiu ao longo dos anos. “Iniciamos o acordo com a instalação da linha de DVR veicular e das câmeras em todos os veículos da frota, que permitem monitorar em tempo real a situação dos veículos e dos motoristas, desde a saída até o retorno”, disse Fábio Morelatto.

O DVR veicular tem sido uma das soluções adotadas por gestores de frota em busca de mais proteção contra furtos de carga, sequestros, vandalismo e acidentes de trânsito, além de ajudar a monitorar o desempenho e o comportamento do motorista durante o trabalho, as condições dos passageiros ou da carga e até mesmo das estradas percorridas.

Complementando a solução, quatro câmeras foram instaladas em cada veículo da frota da Pra Frente Brasil, uma na parte frontal, outra na cabine para capturar o comportamento do motorista e duas nas laterais. Ao todo, são 1.400 câmeras nos automóveis, que atuam na identificação dos responsáveis por eventuais ocorrências e já evitaram inúmeras situações.

Além disso, a solução de inteligência artificial embarcada denominada iFleet Smart G2 contribui para o monitoramento, em tempo real, de comportamentos como fadiga, distração do motorista, uso de celular, mudança de faixa, bem como a análise de riscos potenciais de colisões frontais.

Segundo a companhia, todas as informações são enviadas em tempo real a um software, de modo que o gestor da frota acompanhe as ocorrências ao vivo, mitigando riscos para motoristas e veículos.

“A Pra Frente Brasil está sempre em busca de novas tecnologias e a Intelbras possui ampla atuação no mercado e conhecimento dessas soluções. Confiamos na empresa, especialmente pela qualidade da entrega e principalmente pela garantia do suporte imediato em caso de dúvidas ou demais necessidades”, ressaltou Morelatto.

Para Alexandre Simas, supervisor de vendas do segmento de tecnologia e monitoramento da Intelbras, levar soluções mais robustas para o dia a dia da Pra Frente Brasil foi essencial para modernizar a operação da empresa e gerar ainda mais credibilidade no mercado logístico.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.