TRF1 determina compensação integral aos geradores renováveis afetados por constrained-off

Decisão abrange todos os eventos contabilizados e divulgados após publicação do acórdão
TRF1 determina compensação integral aos geradores renováveis afetados por constrained-off
Constrained-off tem sido um desafio crítico para os geradores renováveis. Foto: Freepik

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região concedeu decisão parcial ao agravo interposto pela ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) e ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), determinando que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) assegure a compensação integral aos geradores associados afetados por eventos de constrained-off. 

Essa decisão abrange todos os eventos contabilizados e divulgados após a publicação do acórdão, sem limitações relacionadas à indisponibilidade externa ou à incidência de franquias de horas.

O constrained-off, ou corte de geração, tem sido um desafio crítico para os geradores renováveis, afetando negativamente os fluxos de caixa das usinas e a capacidade de cumprimento de obrigações financeiras e contratuais.

Em 2022, apenas uma pequena parcela dos cortes sofridos pelos geradores foi efetivamente compensada (7,6%). Em 2023 e no primeiro semestre de 2024, quase nenhuma compensação financeira foi realizada. Essa realidade resultou em rebaixamentos de ratings de crédito de empresas e em risco de quebra de cláusulas contratuais (covenant breaks).

A ABSOLAR destaca que essa vitória é fruto de uma abordagem técnica e colaborativa, com respeito aos processos institucionais e à atuação da ANEEL, que tem papel fundamental na regulação do setor. 

“Seguiremos trabalhando intensamente sobre este tema, firmes no propósito de contribuir para o fortalecimento das fontes renováveis no Brasil, em especial da fonte solar fotovoltaica, com base no diálogo construtivo e propositivo”, disse a Associação. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3