Trina apresenta painel Vertex 660 W com eficiência de até 21,6%

Segundo a fabricante, o módulo herda diversas tecnologias de alta precisão dos painéis 210 mm
16-03-21-canal-solar-Trina apresenta painel Vertex 670 W com eficiência de até 21.6%

A Trina Solar apresentou, durante a Conferência de Tecnologia de Painéis Fotovoltaicos, a nova geração de painéis Vertex de potência ultra-alta, com 660 W.  A série, que recebeu o certificado IEC da TÜV Rheinland, iniciou a produção em massa e tem previsão de lançamento oficial na América Latina no próximo mês.

Para Zhang Yingbin, chefe do Departamento de Estratégia de Produtos e Marketing da Trina, a série Vertex 660 W, que alcança uma eficiência de 21.6%, herda diversas tecnologias de alta precisão dos painéis 210 mm (milímetros), como por exemplo o corte não-destrutivo e a interconexão de alta-densidade.

Yingbin explicou ainda que o módulo atinge uma potência total de até 18,760 W por string, ou seja, 34% mais alto do que aquele dos painéis 500W+. 

Além disso, destacou que tais módulos maximizam o aproveitamento do espaço dos contêineres utilizados para transporte, permitindo uma capacidade de carregamento 12% mais elevada e uma redução de 5% a 7% nos custos de instalação, criando mais espaço para reduzir os custos de LCOE e BOS. 

“Essa redução nos ajudará a atingir nossos objetivos de energia renovável e acelerar o ritmo da indústria fotovoltaica para adotar a era de paridade com a rede”, ressaltou o executivo.  

Outras vantagens

Segundo a Trina, o painel Vertex 670 W é apropriado para usinas elétricas de grande escala, especialmente as de baixo preço, já que o mesmo podem diminuir os custos dos wafers e das células de silício para a cadeia de fornecimento “upstream”, e reduzir o valor de rastreadores, pilares de fundação, cabos e mão de obra para a cadeia “downstream”. 

Painéis de 210 mm

Os painéis de 210 milímetros têm sido cada vez mais requisitados pelo mercado, sendo que as concorrências para módulos de grande escala já representam mais de 78%.  Até o final de 2021, a capacidade de produção de módulos 210 mm deve atingir 120 GW em toda a indústria. Na Trina Solar, tais painéis irão representar de 70 a 80% de todas as suas remessas este ano.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal