27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Trina define a eficiência da célula i-TOPCon em 25,5%

É a 23ª vez que a líder em soluções de energia fotovoltaica bate o recorde mundial

Autor: 30 de março de 2022Mundo
Trina define a eficiência da célula i-TOPCon em 25,5%

O resultado foi certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia da China

A fabricante Trina anunciou que sua célula i-TOPCon de 210 mm × 210 mm alcançou eficiência máxima de 25,5%, estabelecendo um recorde mundial pela 23ª vez. 

O resultado foi certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia da China, centro de pesquisa científica em metrologia e instituição técnica nacional de metrologia legal. 

Segundo a fabricante, os pesquisadores da Trina Solar resolveram problemas técnicos relacionados ao emissor seletivo de boro, óxido de silício de tunelamento de grande área e sobre a preparação de polissilício dopado e passivação de hidrogênio de alta eficiência.

As soluções foram desenvolvidas no State Key, Laboratório de Ciência e Tecnologia Fotovoltaica da empresa. 

Ainda de acordo com a Trina, os pesquisadores trouxeram a eficiência máxima de grandes células monocristalinas tipo N de 210 mm para 25,5% ao usar equipamentos de células de produção em massa. 

“Estamos extremamente orgulhosos dessas últimas conquistas”, disse Chen Yifeng, chefe do centro de P&D de células e módulos de alta eficiência da empresa. “A Trina Solar está totalmente comprometida com pesquisa e desenvolvimento de ponta, e tem sido pioneira na produção tecnológica e fabricação, ajudando-a a manter sua posição de liderança com seus produtos eficientes”, pontua. 

As conquistas foram vitais, pois a empresa continuou com seu projeto de célula de alta eficiência i-TOPCon tipo N de 210 mm e abre caminho para o desenvolvimento de acompanhamento no mercado de ponta. 

Além disso, os resultados da Trina Solar foram amplamente bem recebidos no setor, inclusive por autoridades e instituições renomadas. Em fevereiro, a Trina Solar foi nomeada pela Reuters Events como uma das 100 maiores inovadoras na Global Energy Transition 2022. A empresa foi a única empresa listada na China na lista e entre apenas algumas outras na região da Ásia e Pacífico a figurar nela.

Ao longo dos anos, a Trina Solar solicitou 2,2 mil patentes, tornando-se líder do setor nesse aspecto. Ademais, a empresa desempenhou um papel fundamental em 107 padrões da indústria e publicou 96 padrões, fazendo uma enorme contribuição para os avanços na tecnologia fotovoltaica.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.