Trina recebe 1º certificado de qualidade na fabricação de painéis do mundo

De acordo com a fabricante, o IEC 62941 é o único padrão de qualidade dos sistemas de toda a indústria solar, podendo ser comparado ao ISO 9001

A Trina Solar é a primeira empresa no mundo a receber o certificado IEC62941:2019 da TÜV Rheinland, que reconhece a qualidade do sistema de fabricação de painéis fotovoltaicos.

De acordo com a fabricante, o IEC 62941 é o único padrão de qualidade dos sistemas de toda a indústria solar, podendo ser comparado ao ISO 9001, porém com foco maior na tecnologia fotovoltaica.

Essa certificação é um conjunto de processos com maior aplicabilidade, operabilidade e tecnologia, que fornece normas para o design e desenvolvimento de módulos; probabilidades de falhas e análise de consequências; ciclo de vida do produto; controle de processo e de testes; rastreabilidade, teste de confiabilidade e consistência do produto; e atividades após a entrega, entre outras.

Em relação ao processo de auditoria, o IEC 62941 considera as exigências da fiscalização em todas as etapas que afetam a qualidade do produto. No nível de implementação, a certificação traz regras de operação detalhadas para as fábricas, que tem papel fundamental na melhoria da competitividade dos produtos da fabricanta.

A Trina implantou o padrão internacional IEC 62941 em escala global, estabelecendo um sistema mais abrangente e detalhado para garantir a qualidade e confiabilidade do produto ao longo de todo o seu ciclo de vida.

“O certificado oficial da TÜV Rheinland nos faz sentir mais confiantes na nossa capacidade de fornecer aos consumidores produtos mais eficientes e confiáveis, aumentando a competitividade dos produtos da Trina no mercado”, destacou Zhou Wei, vice-presidente de Qualidade da Trina Solar.

“Parabéns à Trina Solar por ser a primeira empresa a conquistar a nova versão do certificado IEC 62941 da TÜV Rheinland, após o painel 600 W+ ser reconhecido pela indústria. Essas certificações confirmam a inovação e a força da empresa”, ressaltou Zhang Yichi, diretor-geral de Painéis Solares da TÜV Rheinland.

Trina tem painéis de alta potência aprovados

A Trina Solar também teve sua série de painéis solares Vertex, de 500 W a 600 W, aprovada no teste de confiabilidade completa da TÜV Rheinland.

De acordo com a empresa, estes módulos são de potência ultra-alta e já haviam recebido o certificado de padrão de performance de painéis IEC 61215 PV e a certificação de padrão de segurança de painéis IEC 61730 PV em março deste ano.

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal