19 de agosto de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5,61GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 12,3W

Trina recebe 1º certificado de qualidade na fabricação de painéis do mundo

De acordo com a fabricante, o IEC 62941 é o único padrão de qualidade dos sistemas de toda a indústria solar, podendo ser comparado ao ISO 9001

Autor: 3 de novembro de 2020novembro 10th, 2020Licitações

A Trina Solar é a primeira empresa no mundo a receber o certificado IEC62941:2019 da TÜV Rheinland, que reconhece a qualidade do sistema de fabricação de painéis fotovoltaicos.

De acordo com a fabricante, o IEC 62941 é o único padrão de qualidade dos sistemas de toda a indústria solar, podendo ser comparado ao ISO 9001, porém com foco maior na tecnologia fotovoltaica.

Essa certificação é um conjunto de processos com maior aplicabilidade, operabilidade e tecnologia, que fornece normas para o design e desenvolvimento de módulos; probabilidades de falhas e análise de consequências; ciclo de vida do produto; controle de processo e de testes; rastreabilidade, teste de confiabilidade e consistência do produto; e atividades após a entrega, entre outras.

Em relação ao processo de auditoria, o IEC 62941 considera as exigências da fiscalização em todas as etapas que afetam a qualidade do produto. No nível de implementação, a certificação traz regras de operação detalhadas para as fábricas, que tem papel fundamental na melhoria da competitividade dos produtos da fabricanta.

A Trina implantou o padrão internacional IEC 62941 em escala global, estabelecendo um sistema mais abrangente e detalhado para garantir a qualidade e confiabilidade do produto ao longo de todo o seu ciclo de vida.

“O certificado oficial da TÜV Rheinland nos faz sentir mais confiantes na nossa capacidade de fornecer aos consumidores produtos mais eficientes e confiáveis, aumentando a competitividade dos produtos da Trina no mercado”, destacou Zhou Wei, vice-presidente de Qualidade da Trina Solar.

“Parabéns à Trina Solar por ser a primeira empresa a conquistar a nova versão do certificado IEC 62941 da TÜV Rheinland, após o painel 600 W+ ser reconhecido pela indústria. Essas certificações confirmam a inovação e a força da empresa”, ressaltou Zhang Yichi, diretor-geral de Painéis Solares da TÜV Rheinland.

Trina tem painéis de alta potência aprovados

A Trina Solar também teve sua série de painéis solares Vertex, de 500 W a 600 W, aprovada no teste de confiabilidade completa da TÜV Rheinland.

De acordo com a empresa, estes módulos são de potência ultra-alta e já haviam recebido o certificado de padrão de performance de painéis IEC 61215 PV e a certificação de padrão de segurança de painéis IEC 61730 PV em março deste ano.

Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.