28 de janeiro de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.63GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 8,83GW

Trina Solar avança no mercado brasileiro

Os planos da Trina Solar incluem os segmentos de geração distribuída e geração centralizada

Autor: 4 de julho de 2019outubro 3rd, 2020Brasil
Trina Solar avança no mercado brasileiro

A fabricante chinesa de painéis solares Trina Solar, uma das maiores do mundo, tem planos de avançar no mercado Brasileiro. Segundo o diretor-geral da companhia para a América Latina, a Trina Solar pretende alcançar uma fatia de mercado de 30%, rivalizando com empresas como BYD Energy e Canadian, ambas de origem chinesa, hoje entre as maiores participantes do mercado de energia solar brasileiro.

O mercado de energia solar no Brasil tem apresentado um acelerado crescimento. Com os segmentos de geração distribuída e geração centralizada iniciados em 2012 e 2014, respectivamente, o país já possui mais de 1% de sua matriz de geração de energia elétrica baseado na fonte solar, com cerca de 3 GW de painéis solares instalados, de acordo com estatísticas fornecidas pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

Os planos da Trina Solar incluem os segmentos de geração distribuída e geração centralizada. O segmento de geração distribuída, voltado para o varejo, vem crescendo a passos largos com os constantes aumentos das tarifas de energia elétrica. O segmento de geração centralizada não se apoia apenas na vontade da iniciativa privada e depende da promoção de leilões pelo Governo Federal. Felizmente, para a comemoração dos players do setor, os leilões, que tiveram início em 2014, têm sido cada vez mais frequentes.

Além de seus planos de conquistar um terço do mercado brasileiro, a Trina Solar pretende melhorar a eficiência e a qualidade dos produtos introduzidos no país, com a adoção da tecnologia de módulos monocristalinos, uma tendência que vem sendo adotada por muitos dos principais fabricantes asiáticos de módulos solares, em detrimento da tecnologia policristalina.

No segmento de varejo a Trina Solar aposta muito em uma parceria com a Aldo Solar, de Maringá-PR, um dos maiores distribuidores de componentes para sistemas fotovoltaicos em atuação no Brasil. Através da distribuidora a fabricante de painéis vai canalizar produtos para milhares de empresas integradoras e instaladoras, clientes da Aldo, que ofertam sistemas fotovoltaicos para o consumidor final.

De acordo com assessoria de imprensa da Aldo Solar, que foi consultada por nossa reportagem, a distribuidora pretende operar como um entreposto da Trina Solar no Brasil, mantendo grandes estoques para o atendimento do mercado. O presidente da distribuidora, Aldo Teixeira, aposta muito na parceria com a Trina Solar para aumentar as vendas de geradores fotovoltaicos nos próximos anos.

No ano de 2018 a Aldo atendeu mais de 13 mil clientes e projeta um salto para 16 mil clientes até o final deste ano. Os primeiros 20 containers de módulos fotovoltaicos da Trina Solar importados pela Aldo estarão disponíveis no país a partir do final de julho, segundo informações da empresa. Ao todo são 75 mil painéis, somando 30 MW, que serão pulverizados no mercado brasileiro a partir de julho e agosto. Para o quarto trimestre a distribuidora já tem um planejamento de um pedido adicional de 50 MW da Trina Solar.

Canal Solar

Canal Solar

Equipe de Engenharia do Canal Solar

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.