A UCB, uma das líderes em soluções de armazenamento de energia no Brasil, e a Powin, integradora global de armazenamento sediada no Oregon, nos Estados Unidos, assinaram um MOU (Memorando de Entendimento) para estabelecer uma parceria estratégica voltada para a expansão do segmento no país.
O foco da colaboração é atender à crescente demanda por soluções de armazenamento em utility-scale (30 MW+), impulsionada pela expansão das energias renováveis e pela necessidade de maior confiabilidade na rede elétrica do Brasil.
O país se prepara para lançar seu primeiro Leilão de Reserva de Capacidade, dedicado exclusivamente ao armazenamento de energia em 2025. Essa iniciativa tem o intuito de aumentar a flexibilidade operacional do sistema elétrico e facilitar a integração das fontes renováveis.
Juntas, a UCB e a Powin pretendem unir suas forças complementares para fornecer sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS) escaláveis, testados e otimizados para o mercado local.
Powin entra no mercado brasileiro aproveitando a expertise da UCB
Com uma fábrica estabelecida em Manaus e forte presença comercial, a UCB afirmou que tem uma posição única para lidar com as complexidades do mercado de energia no Brasil. A empresa já entregou mais de 65 mil sistemas off-grid remotos e fabricou mais de 120 milhões de baterias de lítio até o momento.
Já a Powin fornece BESS testados e projetados para maximizar o valor a longo prazo para os clientes. A plataforma de hardware Pod e o software proprietário StackOS da Powin garantem alto desempenho, eficiência e escalabilidade.
Com parcerias estratégicas na cadeia de suprimentos e um histórico de entrega de mais de 17 GWh em projetos, a companhia está posicionada para atender às necessidades operacionais do mercado brasileiro em utility-scale.
Impulsionando a transição energética e a resiliência no Brasil
Segundo Marcelo Rodrigues, vice-presidente de Vendas e Inovação da UCB, a demanda por armazenamento de energia em grande escala no Brasil está prestes a crescer exponencialmente à medida que o país avança na transição para energias renováveis e fortalece sua infraestrutura elétrica.
Mark Babcock, diretor de Receita da Powin, acrescentou: “Como líder global em armazenamento, temos o prazer de colaborar com a UCB para desbloquear o potencial do mercado brasileiro. Nossa tecnologia proprietária e nossa expertise na cadeia de suprimentos, combinadas com a presença local e conhecimento regulatório da UCB, estabelecerão um novo padrão para o setor na região”.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.