26 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

UE faz acordo para reduzir consumo de energia em 11,7% até 2030

Medida precisa passar por votação no Parlamento europeu antes de entrar em vigor

Autor: 14 de março de 2023Setor Elétrico
2 minutos de leitura
UE faz acordo para reduzir consumo de energia em 11,7% até 2030

Membros do bloco terão que reduzir, em média, o consumo de energia em 1,49% por ano entre 2024 e 2030. Foto: Pixabay

O Conselho da União Europeia fez um acordo para reduzir o consumo de energia em 11,7% até 2030, em comparação com as previsões de consumo de energia para 2030 feitas em 2020.

Isso se traduz em limitar o consumo máximo de energia da UE em 763 milhões de toneladas equivalentes e 993 milhões de toneladas de óleo equivalente para consumo primário.

O limite de consumo final será obrigatório para todos os estados membros, enquanto a meta de consumo primário de energia será indicativa. O consumo final de energia representa o que é consumido pelos usuários, enquanto o primário também inclui o que é usado para a produção e fornecimento de energia.

O Conselho e o Parlamento europeu concordaram que todos os estados membros contribuirão para alcançar o objetivo global através de contribuições e trajetórias nacionais. Segundo comunicado da Comissão Europeia, os membros do bloco terão que reduzir, em média, o consumo de energia em 1,49% por ano entre 2024 e 2030, acima da meta anterior de 0,8% por ano.

O Conselho e o Parlamento também concordaram com uma obrigação específica para o setor público de alcançar uma redução anual de consumo de energia de 1,9%, excluindo os setores de transporte público e forças armadas. Além disso, os membros da UE podem ser obrigados a renovar a cada ano pelo menos 3% da área total dos edifícios pertencentes a órgãos públicos.

O acordo político alcançado na semana passada precisará ser formalmente aprovado pelo Parlamento e depois pelo Conselho antes de entrar em vigor.

Wagner Freire

Wagner Freire

Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.