25 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,8GW

Unicamp instala usinas de energia solar no campus de Limeira (SP)

Painéis fotovoltaicos garantirão uma economia de R$ 60 mil por mês para universidade a partir de agora

Autor: 1 de junho de 2023junho 2nd, 2023Brasil
2 minutos de leitura
Unicamp instala usinas de energia solar no campus de Limeira (SP)

Usinas abastecerão as faculdades de Ciências Aplicadas e de Tecnologia, além do Cotil. Foto: Divulgação

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) instalou, nesta quarta-feira (31), três usinas de energia solar no campus de Limeira (SP) com o objetivo de contribuir para a preservação e a descarbonização do meio ambiente.

Ao todo, foram 978 módulos fotovoltaicos instalados – o suficiente para garantir uma redução de 33% no consumo de energia e uma economia de aproximadamente R$ 60 mil por mês na conta de luz da instituição de ensino.

Segundo a Unicamp, toda energia gerada pelas usinas abastecerá as faculdades de Ciências Aplicadas e de Tecnologia, além do Cotil (Colégio Técnico de Limeira), que reúnem mais de três mil pessoas, entre alunos e professores.

“O projeto permitirá que toda a nossa comunidade de professores, alunos e funcionários passem a ter um contato mais próximo com essas tecnologias e façam discussões sobre sustentabilidade”, disse o coordenador do Campus Sustentável da Unicamp, Luiz Carlos Pereira da Silva.

A instalação realizada faz parte de uma parceria da Unicamp com a Neoenergia Elektro, distribuidora que atende cerca de 2,9 milhões de clientes no estado de São Paulo e em parte de Mato Grosso do Sul.

​De acordo com a concessionária, a parceria com a Unicamp faz parte do compromisso da distribuidora com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável​) – um conjunto de 17 temas e 169 metas estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para um mundo mais sustentável.

A instalação de painéis fotovoltaicos está ligado à ODS 7, que visa contribuir com uma energia mais acessível e limpa a todos. Todo o processo e etapas de instalação e de comissionamento das usinas foram concluídas em maio deste ano.

Henrique Hein

Henrique Hein

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter do Jornal Correio Popular e da Rádio Trianon. Acompanha o setor elétrico brasileiro pelo Canal Solar desde fevereiro de 2021, possuindo experiência na mediação de lives e na produção de reportagens e conteúdos audiovisuais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.