A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) instalou, nesta quarta-feira (31), três usinas de energia solar no campus de Limeira (SP) com o objetivo de contribuir para a preservação e a descarbonização do meio ambiente.
Ao todo, foram 978 módulos fotovoltaicos instalados – o suficiente para garantir uma redução de 33% no consumo de energia e uma economia de aproximadamente R$ 60 mil por mês na conta de luz da instituição de ensino.
Segundo a Unicamp, toda energia gerada pelas usinas abastecerá as faculdades de Ciências Aplicadas e de Tecnologia, além do Cotil (Colégio Técnico de Limeira), que reúnem mais de três mil pessoas, entre alunos e professores.
“O projeto permitirá que toda a nossa comunidade de professores, alunos e funcionários passem a ter um contato mais próximo com essas tecnologias e façam discussões sobre sustentabilidade”, disse o coordenador do Campus Sustentável da Unicamp, Luiz Carlos Pereira da Silva.
A instalação realizada faz parte de uma parceria da Unicamp com a Neoenergia Elektro, distribuidora que atende cerca de 2,9 milhões de clientes no estado de São Paulo e em parte de Mato Grosso do Sul.
De acordo com a concessionária, a parceria com a Unicamp faz parte do compromisso da distribuidora com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) – um conjunto de 17 temas e 169 metas estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para um mundo mais sustentável.
A instalação de painéis fotovoltaicos está ligado à ODS 7, que visa contribuir com uma energia mais acessível e limpa a todos. Todo o processo e etapas de instalação e de comissionamento das usinas foram concluídas em maio deste ano.