A Claro atingiu a marca de 200 MW de produção de energia proveniente de fontes renováveis, como solar, hidrelétrica, biogás e cogeração qualificada, por meio do programa Energia da Claro.
Implementada em 2017, a iniciativa conta atualmente com 85 usinas de geração distribuída espalhados em 14 estados brasileiros: Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.
O programa tem como meta gerar mais de 1 GWh por ano provenientes de fontes renováveis em 2023, o que equivale a 80% da energia consumida em todas as operações e instalações da empresa de telefonia no Brasil.
Até o momentos, o programa da companhia evitou a emissão de mais de 500 mil toneladas de CO2. “A Claro tem o compromisso de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera e, com isso, colaborar com o controle das mudanças climáticas”, destaca a Claro.
Mercado Livre
Além de investir no mercado cativo, a operadora atua no Mercado Livre de Energia e tem contratos de longo prazo no modelo PPA (Power Purchase Agreement) para aquisição de energia eólica.
O objetivo neste segmento é atender 100% do consumo em unidades de média tensão com a soma das iniciativas, fazendo com que data centers, prédios administrativos e operações de grande porte utilizem somente energia limpa.