A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), uma das principais instituições de ensino e pesquisa da América Latina, instalou nesta semana uma usina de energia solar em parceria com as empresas MTR Solar, Sungrow, Risen e VGR Energy.
A iniciativa será voltada à pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e capacitação de profissionais para o mercado fotovoltaico. A usina permitirá que professores, pesquisadores e alunos realizem estudos experimentais, analisando variáveis operacionais, ambientais e técnicas que influenciam a eficiência e a durabilidade de módulos e estruturas.
Os dados obtidos vão subsidiar melhorias no design, materiais e sistemas de suporte, com potencial para gerar soluções mais eficientes, econômicas e adaptadas à realidade climática do Brasil.
Para o projeto, a Unicamp recebeu duas doações significativas da MTR Solar, que atuou como integrador do projeto unindo todas as empresas: estruturas mecânicas fixas e estruturas do tipo tracker, que serão incorporadas ao patrimônio da universidade e utilizadas pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação.
Já as empresas Sungrow, ao doar inversores, e Risen, com a doação de módulos HJT de alta tecnologia, e a empresa VGR Energy, que fez o trabalho de levantar a usina de EPCista, complementam o projeto, contribuindo para a montagem da mini-usina solar.
“A partir de agora vamos ser capazes de entender melhor o funcionamento da energia fotovoltaica, e disseminar esse conhecimento para toda população brasileira”, explicou Bruno Masiero, diretor da Faculdade de Engenharia e Computação da Unicamp, Bruno Masiero.
Confira abaixo, imagens da usina solar montada na universidade.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.