O UNIFAI (Centro Universitário de Adamantina) investiu R$ 4 milhões para a instalação de painéis solares no campus II para consumo próprio da energia.
O projeto é fruto de uma parceria com a Ourolux Solar e ajudará a universidade a reduzir a emissão de CO2 em 443 toneladas por ano, além de gerar uma economia de R$1 milhão anuais.
O projeto será capaz de suprir também a demanda energética dos campus I e III. Com uma potência de 900 kWp, a usina vai gerar cerca de 116 MWh por mês e tem um payback estimado de quatro anos.
“A Ourolux ainda promoveu um treinamento para toda a equipe do Centro Universitário. Estamos orgulhosos em contribuir com mais uma ação que favorece a inovação e a sustentabilidade”, destaca Rafael Carneiro, Diretor Comercial da Ourolux Solar.
Foram instalados 1.637 módulos de 550 Wp. O bloco 1 do campus conta com dois inversores de 100 kW, além de um transformador de 200 kVa 415V – 220V.
No bloco 2 foram dois inversores instalados, mas estes de 80 kW e 60 kW, respectivamente, com um transformador de 220 kVA 415 V – 220V. Já no terceiro bloco, foram dois inversores de 100 kW e um transformador de 280 kVA 415V – 220V.
Para Alexandre Teixeira de Souza, reitor do UNIFAI, o projeto ainda permite realocar recursos para outras áreas, e promover a valorização dos funcionários.
“Poderemos utilizar o dinheiro que seria gasto com energia em reformas e na aquisição de novos equipamentos. Além disso, a economia gerada pela instalação da usina fotovoltaica será revertida na valorização dos servidores, com recursos destinados ao plano de saúde e de carreira, por exemplo”, afirmou.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].