A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aplicou uma multa no valor de R$ 165,8 milhões à Enel-SP por falhas na prestação de serviços, incluindo o apagão que deixou mais de 2 milhões de pessoas sem energia elétrica na Grande São Paulo (SP), em 3 de novembro do ano passado.
De acordo com a agência reguladora, a distribuidora descumpriu o contrato de concessão da rede elétrica paulista ao não garantir energia aos moradores afetados pelo temporal que atingiu a cidade.
Além disso, foi constatado que houve demora da distribuidora para alocar equipes para atendimento à ocorrência.
O documento aponta que, embora a tempestade tenha ocorrido em 3 de novembro, apenas três dias depois é que houve um aumento significativo da quantidade de equipes em campo, o que acarretou em um período muito longo para atuação em contingência.
A ANEEL avaliou também que houve “evidente piora” no atendimento a ocorrências emergenciais nos últimos anos por parte da distribuidora, responsável pelo fornecimento de energia elétrica para 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
Aos veículos de imprensa, a Enel-SP informou que não vai comentar o caso. A empresa pode recorrer da decisão.
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