6 de dezembro de 2023
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 11,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 24,7GW

Universidade federal inaugura usina solar com uso de inteligência artificial

Sistema fotovoltaico conta com potência instalada de 241,8 kWp e capacidade de gerar até 520 MWh por ano

Autor: 31 de julho de 2023Brasil
2 minutos de leitura
Universidade federal inaugura usina solar com uso de inteligência artificial

Projeto desenvolvido pela L8 Energy em parceria com a Huawei. Foto: Divulgação

A UFPB (Universidade Federal da Paraíba) expandiu a sua geração de energia solar com a inauguração de mais uma usina fotovoltaica nas dependências do CTDR (Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional). 

A nova unidade conta com uma solução customizada baseada em IA (inteligência artificial) e se une ao sistema fotovoltaico já instalado pela universidade, em junho do ano passado.

O projeto foi executado pela L8 Energy em parceria com a Huawei, e utiliza trackers que maximizam a captação da radiação solar nos painéis fotovoltaicos, posicionando-os para que fiquem sempre virados para o sol ao longo do dia.

Para encontrar o melhor ângulo de posicionamento dos módulos, o sistema tracker utiliza ferramentas de IA, que fazem o cruzamento das informações de geração de energia. 

“A planta da nova usina foi pensada para garantir o máximo aproveitamento de energia, com painéis que se movem em direção à incidência dos raios solares a partir de um sistema baseado em algoritmos desenvolvidos por pesquisadores da UFPB e com a tecnologia da Huawei. Com isso, conseguimos otimizar a captação e gerar mais energia”, explica Guilherme Nagamine, diretor da L8 Energy.

Segundo Euler Machado, professor da UFPB e coordenador do projeto, a nova usina – por contar com o auxílio da inteligência artificial – apresenta um desempenho maior do que os sistemas fotovoltaicos convencionais. 

“Este equipamento é muito importante para o desenvolvimento de nossas pesquisas. Além de ser bastante inovador, observamos um aumento na geração de energia em dias nublados ou com chuva de até 6% em relação a outros sistemas fotovoltaicos (convencionais)”, disse ele. 

Ao todo, a usina conta com potência instalada de 241,8 kWp e capacidade de gerar até 520 MWh por ano, o suficiente para atender cerca de 280 residências. A instalação foi realizada em uma estrutura com trackers da STI Norland, que recebeu 372 módulos Canadian de 650 W cada e dois inversores da Huawei. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.