Universidades do RS apresentam estudos para enfrentamento de desastres climáticos

Propostas dos pesquisadores serão apresentadas em 14 de março na UFRGS
2 minuto(s) de leitura
Universidades do RS apresentam estudos para enfrentamento de desastres climáticos
Salão de Atos UFRGS. Foto: UFRGS/Reprodução

Pesquisadores das Universidades Federais no Rio Grande do Sul apresentarão estudos sobre os desastres climáticos extremos que aconteceram no Rio Grande do Sul e que vêm se agravando na última década.

O seminário científico “RS: Resiliência e Sustentabilidade” acontece dia 14 de março, a partir das 9h, no Salão de Atos da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

O evento será aberto por Sara Ahmed, economista e conselheira do V20 – grupo de países mais vulneráveis às mudanças climáticas – e autoridade internacional em emergências climáticas.

Logo após, os cientistas apresentarão reflexões com políticas públicas de planejamento urbano, sanitário e hídrico, modelos de previsão de eventos climáticos extremos com uso de IA (Inteligência Artificial), além de investigação que aponta para a necessidade de políticas de desenvolvimento mais sustentáveis. 

Por fim, Inamara Mélo, diretora de Políticas para Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e ex-secretária do Meio Ambiente de Pernambuco, falará no painel sobre “Mudanças Climáticas no Brasil: Perspectivas e Políticas Públicas”.

De acordo com Maneco Hassen, secretário-executivo da SERS (Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul), existem vários indícios de que a mudança do clima já está interferindo em vários aspectos da vida das pessoas e da economia gaúcha.

Para ele, os cientistas precisam ser chamados a investigar, refletir e falar, apontando caminhos de superação dos danos potenciais desta nova realidade do clima. “É preciso pensar sobre isso e não ter medo de assumir as condutas necessárias para enfrentar esse problema, sempre com foco nas pessoas e na sociedade”, conclui Hassen.

Os interessados em participar podem se inscrever por meio do formulário disponibilizado no site do evento, clicando aqui.

Serviço

Seminário Científico de encerramento do projeto RS: Resiliência e Sustentabilidade

Quando: 14 de março, das 9h às 17h

Onde: Salão de Atos da UFRGS 

Endereço: Avenida Paulo Gama, 110, em Porto Alegre (RS) 

Mais informações: Site do evento

Foto de Emily Castro
Emily Castro
Graduanda em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcasts. Também atua como produtora do Podcast Papo Solar e dos projetos Solar em 60 e Estude com o Canal.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.