Usina bifacial utiliza detecção por fibra óptica sensitiva para mitigar roubos e furtos

UFV Futura, localizada na Bahia, conta com mais de 1,4 milhão de painéis distribuídos em 1.649 hectares
Usina bifacial utiliza detecção por fibra óptica sensitiva para mitigar roubos e furtos
Complexo está situado em uma área que corresponde a cerca de 1.649 campos de futebol. Foto: Aeon Security/Divulgação

A crescente demanda por energia solar no Brasil trouxe desafios significativos, como o aumento de roubos e furtos em sistemas fotovoltaicos, gerando altos prejuízos financeiros e risco de vida aos trabalhadores.

Para mitigar esses riscos, uma das medidas mais eficazes é a detecção por fibra óptica sensitiva. Essa tecnologia se destaca como o que há de mais novo e revolucionário no mercado de segurança perimetral, oferecendo um nível de proteção superior para usinas solares e outras infraestruturas de grande porte.

Sobre essa inovação que surge no segmento, Bernardo Falcon, CEO da Aeon Security, especialista em soluções de proteção eletrônica para áreas críticas, ressaltou os benefícios de utilizar a fibra óptica no sensoriamento de perímetros.

“Hoje, em vez de depender exclusivamente de câmeras para a detecção de intrusões, utilizamos a fibra óptica sensitiva, que funciona como um sensor, monitorando todo o perímetro de forma contínua. É possível ainda identificar o ponto exato da intrusão, além de ser uma solução que oferece durabilidade de até 25 anos, sem problemas operacionais, evitando intercorrências ou interrupções durante todo o ciclo de vida útil de uma usina”, explicou.

Entre os sistemas que estão adotando essa tecnologia está a UFV Futura, localizada em Juazeiro, na Bahia. Construída em março de 2022 sob a responsabilidade da Eneva, a usina possui um extenso perímetro de 22 km, sendo considerada a maior com módulos bifaciais da América Latina. 

Com uma potência de até 873 MWp, o complexo conta com mais de 1,4 milhão de painéis distribuídos em 1.649 hectares. Conectada ao SIN (Sistema Interligado Nacional), a planta vai gerar energia suficiente para abastecer cerca de 1,7 milhão de pessoas.

Quer ler a matéria completa? Baixe agora a 25ª edição da Revista Canal Solar.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

capa-da-revista-canal-solar-edicao-especial-intersolar-2021
capa-edicao-7
capa-revista-canal-solar-3