Usina de 1,7 MW alimentará empresa privada na Jamaica

O novo empreendimento possui sistema de armazenamento de energia com baterias ATESS Power

Visando reduzir o gasto energético de sua empresa, Solomon Sharpe, CEO da SVREL (Supreme Ventures Racing and Entertainment Limited), anunciou a construção de uma usina solar de 1,7 MW e um sistema de bateria de 5 MW totalmente independente da rede pública na cidade Portmore, na Jamaica.

De acordo com o executivo, a expectativa é que o empreendimento fotovoltaico reduza o valor gasto com a conta de energia da empresa, que gira em torno de cem milhões de dólares por ano.

“Queremos reduzi-la significativamente para menos de 10 milhões de dólares por ano e ser o mais eficiente possível”, comenta Sharpe, durante cerimônia de abertura da usina.

Usina de 1,7 MW alimentará empresa privada na Jamaica
Sistema de armazenamento de energia com baterias ATESS Power. Foto: ATESS Power

No total, foram investidos aproximadamente US$ 600 milhões de dólares para a instalação do sistema, que contém ainda sistema de monitoramento e baterias da fabricante ATESS Power.

O sistema consiste no inversor de bateria ATESS PCS100/500, inversor híbrido HPS100 e banco de baterias de lítio BR100/145. Todo o equipamento é integrado em dois contentores, facilitando o manuseio e instalação em operar e manter a usina.

Importância do sistema de armazenamento de energia

“A Jamaica se comprometeu a garantir que, até 2030, 50% de sua energia seja produzida por energia renovável, e isso só pode acontecer com a contribuição do setor privado. Portanto, uma usina de 1,5 a 1,7 MW, é um grande passo”, enfatiza Matthew Samuda, ministro de Crescimento Econômico e Criação de Emprego.

Imagem de Redação do Canal Solar
Redação do Canal Solar
Texto produzido pelos jornalistas do Canal Solar.

Notícias Relacionadas

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal