A Procópio Embalagens, uma das maiores sacarias da América Latina, que está localizada no município de Campo Largo (PR), recebeu a instalação de uma usina de 1,73 MWp.
O sistema, instalado no telhado, possui 2.933 módulos fotovoltaicos de 590 Wp da Trina Solar e 13 inversores de 100 kW da WEG. No total, o cliente está obtendo uma economia média de R$ 60 mil mensais.
De acordo com Lucas Pereira, diretor executivo da BORNE Energia, empresa responsável pelo projeto, com o valor economizado, os recursos estão sendo utilizados para investimentos no parque fabril, tal como novas máquinas.
Ainda conforme ele, a planta gera 175 mil kWh/mês e irá contribuir com a redução de 970 toneladas de CO2 por ano. “Essa é a maior usina fotovoltaica de telhado do Sul do Brasil, construída em unidade consumidora livre, ou seja, a Procópio compra energia no mercado livre”, explicou.
“O empreendimento é grid-zero, sem injeção de energia na rede elétrica da distribuidora de energia, e foi planejado para ter a curva de geração atrás da curva de carga”, concluiu Pereira.