29 de fevereiro de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 12,2GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 26,9GW

Usina de 26,7 MW com módulos bifaciais é conectada à rede

Projeto, localizado na Colômbia, conta com painéis da Suntech Power, que adotam as tecnologias half cell e MBB

Autor: 20 de dezembro de 2023Projetos
2 minutos de leitura
Usina de 26,7 MW com módulos bifaciais é conectada à rede

Usina Planeta Rica deverá evitar a emissão de mais de 4 mil toneladas de CO2 por ano. Imagem: Suntech/Divulgação

A Suntech Power anunciou que sua usina fotovoltaica Planeta Rica, de 26,7 MW, localizada na Colômbia, foi conectada à rede elétrica. O projeto é uma joint venture com a desenvolvedora holandesa MPC Energy Solutions e a desenvolvedora francesa Akuo Energy – detendo uma participação de 50%.

O empreendimento, que possui módulos bifaciais, irá gerar mais de 48 GWh de eletricidade por ano para a rede e deverá gerar cerca de US$ 1,6 milhão em receitas proporcionais para a empresa em 2024.

De acordo com a fabricante, o modelo C72/Pmh+, de 530-550 W, possui células monocristalinas de 182 mm, adota as tecnologias half cell e MBB (multi-busbar) e conta com eficiência de 21,3%. “Por meio da otimização da tecnologia e do material celular, o decaimento causado pelo fenômeno PID é reduzido”, destacaram.

Além disso, afirmaram que o design do módulo é compatível com trackers, o que oferece uma solução econômica para grandes usinas de energia – com o fator de bifacilidade aumentando o rendimento em até 25% e reduzindo ainda mais o LCOE (Custo Nivelado de Energia).

Mais sobre o projeto

A usina foi construída pelo grupo internacional de engenharia e construção Mota-Egil. Já o Bancolombia forneceu um mecanismo de financiamento de projetos para financiar a construção e a fase operacional do projeto.

A Planeta Rica venderá eletricidade sob um contrato de PPA (compra e venda de energia) de 15 anos para a Celsia, uma das principais empresas de energia do país. A expectativa é que a planta evite a emissão de mais de 4 mil toneladas de CO2 por ano.


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.