17 de abril de 2024
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 13,1GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 28,5GW

Usina de investimento com módulos bifaciais é inaugurada para atender 250 clientes em SC

Empreendimento conta com 800 painéis de 540 W da JA Solar e quatro inversores de 75 kW da Sofar

Autor: 10 de outubro de 2023Projetos
3 minutos de leitura
Usina de investimento com módulos bifaciais é inaugurada para atender 250 clientes em SC

Projeto está localizado na cidade de Irati, em Santa Catarina. Foto: Reprodução

A distribuidora Bold Energy, em conjunto com a Sofar Solar, inaugurou, no final de setembro, em Irati (SC), uma usina de 452 kWp de potência instalada. No total, foram utilizados quatro inversores da Sofar de 75 kW (380 V) e 800 painéis bifaciais de 540 W da JA Solar.

“Esse modelo de negócio, popularmente conhecido como ‘usina de investimento’, vem ganhando força em regiões nas quais cooperativas têm uma alta demanda por energia devido a origem dos seus negócios e constantemente buscam alternativas energéticas mais viáveis, sustentáveis e com baixo impacto ambiental para o cenário rural”, comentou José Vitor Salm, diretor da Bold.

O executivo ressaltou que, uma vez identificados os potenciais consumidores, os sistemas fotovoltaicos em GD (geração distribuída), como a de Irati, serão viabilizados por investidores que irão ofertar um valor de energia mais atrativo aos associados de uma cooperativa.

“Desta forma, os cooperados conseguem usufruir de uma tarifa energética entre 8% a 20% abaixo – frente à concessionária de energia local, dependendo da bandeira tarifária em vigor”, relatou Salm.

Atualmente, esse modelo de negócio é viabilizado por empresas que fazem a gestão e comercialização da energia, como a Cotesa. A companhia fica responsável por toda a parte contratual entre investidores e cooperados e, além disso, faz toda a gestão de compra e venda da eletricidade gerada nas “usinas de investimento”.

Empreendimento possui 452 kWp de potência instalada Foto: Reprodução

Empreendimento possui 452 kWp de potência instalada Foto: Reprodução

Mais detalhes

A planta é da família Borsoi, proprietária da M.P. Logg Expresso, que atua no setor de transportes e logística, inclusive para equipamentos fotovoltaicos. “Constatamos o aumento significativo pelo serviço de logística de equipamentos solares nos últimos anos e decidimos compreender melhor sobre as oportunidades de negócios no setor”, disse Eduardo Borsoi, CEO da companhia.

“O modelo de ‘usina de investimento’ foi apresentado ao investidor pela integradora Solarcred e Energytech, no qual o valor do aporte ficou orçado em R$ 1,7 milhão, com um retorno estimado em R$ 25 mil líquidos mensais”, enfatizou.

Segundo Odair de Marco, diretor da Solarcred, por mês, serão gerados em torno de 60 mil kWh, que atenderá por volta de 250 cooperados no estado de Santa Catarina. “Esses consumidores irão poder economizar nos gastos mensais de energia sem fazer investimento nenhum”.

Inversores de 75 kW da Sofar utilizados na planta. Foto: Reprodução

Inversores de 75 kW da Sofar utilizados na planta. Foto: Reprodução

De acordo com Eduardo Fróes, diretor da Sofar Solar no Brasil, “o cliente optou pela Sofar devido à garantia de 10 anos nos inversores, pós-vendas localizado no Brasil desde 2018 e por entender que a marca tem mais de 100 mil inversores instalados e operando na região sul do país.”

Sobre a Sofar

A Sofar conta com um portfólio que inclui inversores de 1 kW a 255 kW, inversores híbridos de 3 kW a 20 kW, sistemas de armazenamento em bateria e soluções de gerenciamento de energia smart energy para uso residencial, comercial e industrial, assim como para usinas centralizadas de larga escala.

Presente no Brasil desde 2017, conta com mais de 200 mil unidades comercializadas, chegando ao 3º lugar no ranking da Greener em inversores monofásicos em 2021.

Em 2022, a capacidade de produção anual atingiu 10 GW para inversores fotovoltaicos e de armazenamento e 1 GWh para baterias. Até o ano passado, a Sofar já enviou mais de 18 GW de inversores para mais de 100 países e regiões ao redor do mundo.

Mateus Badra

Mateus Badra

Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020. Atualmente, é Analista de Comunicação Sênior do Canal Solar e possui experiência na cobertura de eventos internacionais.

Um comentário

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.