26 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 4.99GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Usina FV irá compensar os gastos de 5 emissoras de televisão

Grupo NDTV está recebendo a maior planta de GD do Sul do Brasil, segundo a empresa responsável pelo projeto

Autor: 26 de janeiro de 2022fevereiro 1st, 2022Brasil
Usina FV irá compensar os gastos de 5 emissoras de televisão

Foram utilizados 5.840 módulos da Canadian de 450 W para a construção da usina. Foto: Nexen/Divulgação

O Grupo NDTV, rede de televisão sediada em Florianópolis (SC), está recebendo a maior usina de GD (geração distribuída) fotovoltaica do Sul do Brasil, segundo a Nexen, responsável pelo projeto.

A planta, que possui 2,6 MWp, foi construída na cidade de Piratuba (SC) e irá compensar os gastos de cinco emissoras da companhia.

Os contatos para a construção do empreendimento iniciaram-se em 2019 e a previsão para o término da instalação é até o começo de março deste ano.

De acordo com a Nexen, foram utilizados 5.840 módulos da Canadian de 450 W e 20 inversores da Sungrow de 110 kW. A usina deve gerar em torno de 3500 MWh/ano.

Ademais, utilizaram estruturas da SSM Solar do Brasil – SL001 – que foram dimensionadas para isopleta de 40m/s, os pilares em perfil de aço estrutural A36, terças em alumínio e perfil H2.

O sistema fotovoltaico ocupa uma área de aproximadamente 13.500 m². Ao total, foram investidos R$ 15 milhões para a implementação do Complexo. Essa quantidade de energia é suficiente, segundo a empresa, para abastecer 18.505 residências por ano com 200 kWh de consumo mensal.

Estruturas da SSM Solar do Brasil - SL001. Foto: divulgação

Estruturas fotovoltaicas da SSM Solar do Brasil – SL001. Foto: divulgação

O sistema fotovoltaico ocupa uma área de cerca de13.500 m². Foto: Nexen/Divulgação

O sistema fotovoltaico ocupa uma área de cerca de13.500 m². Foto: Nexen/Divulgação

Energia solar no Sul

Dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) apontam que, atualmente, o Sul do Brasil possui 1,9 GW de potência instalada em GD (geração distribuída) fotovoltaica. A região está na segunda posição do ranking, atrás apenas do Sudeste, que possui 3,1 GW.

Nexen a energia do seu futuro
Mateus Badra

Mateus Badra

Atuou como produtor, repórter e apresentador na Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro há mais de dois anos, atuando nas editorias de Mercado e Tendências, Mobilidade Urbana, P&D e Equipamentos. Jornalista graduado pela PUC-Campinas.

3 comentários

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.