27 de maio de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.02GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 10,7W

Usina solar com painéis bifaciais suprirá 80% das atividades da Um Telecom

Empreendimento conta com tecnologias da AE Solar e da Solis e deve começar a operar já no primeiro semestre deste ano

Autor: 31 de janeiro de 2022Brasil
Usina solar com painéis bifaciais suprirá 80% das atividades da Um Telecom

O investimento foi de cerca de R$ 5 milhões e sua operação deve ser iniciada ainda neste semestre

A Um Telecom, empresa pernambucana de telecomunicações e soluções em infraestrutura de TI, instalou uma usina fotovoltaica de 824,04 kWp. A estimativa é que a planta seja capaz de produzir 1,215 GWh ao ano.

O empreendimento conta com 1.512 painéis Tier 1 bifaciais de 545W da AE Solar e sete inversores Solis.

O investimento foi de cerca de R$ 5 milhões e sua operação deve ser iniciada ainda neste semestre. Segundo a companhia, a planta vai atender 80% da demanda de energia da empresa.

“A decisão da aplicação dos módulos bifaciais da AE Solar Tier 1 é acertada. A tecnologia permite geração em ambas as faces do painel solar, aproveitando também a luz refletida do solo reduzindo o espaço físico necessário para implantação do sistema e o custo por unidade de energia gerada.” diz Ramon Nuche, diretor geral da AE Solar Brasil.

Segundo Adilson Gadelha, diretor adjunto de Controladoria da Um Telecom, a instalação da usina solar reflete o compromisso da Um Telecom com a responsabilidade socioambiental. 

“A Um Telecom está comprometida com as melhores práticas de ESG e a usina solar é mais um reflexo deste nosso engajamento. Estamos orgulhosos em fornecer as melhores soluções de conectividade por meio de energia limpa”, avalia.

“A tecnologia é uma grande aliada para práticas de ESG na medida em que reduz deslocamentos e oferece as bases para práticas de governança auditáveis e transparentes, por exemplo. Mas é um setor que consome muita energia, e utilizar fontes renováveis é um passo importante para a sustentabilidade do mercado”, acrescenta Gadelha.

O parque solar está localizado no município de São Caetano (PE) e ocupa 10 mil metros quadrados, com estrutura para dobrar sua capacidade de acordo com o desenvolvimento de novos negócios da Um Telecom. A instalação foi realizada pela empresa especializada em energia solar Insole.

Gadelha destaca que além dos benefícios ambientais, a usina fotovoltaica apresenta outras vantagens, como a garantia de abastecimento a preço conhecido e sem alterações tarifárias bruscas. “O investimento foi orientado pela sustentabilidade e preocupação com energia limpa e renovável. Mas a autoprodução de energia também proporciona previsibilidade de custos, o que poderá colaborar com o melhor planejamento e otimização de nossas operações”, pondera.

Ericka Araújo

Ericka Araújo

Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT (Sociedade Brasileira de Medicina Tropical) e o Prêmio FEAC de Jornalismo. Já atuou como repórter e apresentadora da Rádio Brasil Campinas. Formada pela PUC Campinas.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.