Usina solar de Mendubim fornecerá 60% da energia para refinaria Alunorte

Restante da energia produzida pela planta solar será comercializada no mercado livre de energia
Canal Solar Usina solar Mendubim fornecerá 60% da energia para refinaria Alunorte

A usina solar de Mendubim – fruto de uma parceria entre a Scatec, a Equinor e a Hydro Rein – deu início às suas operações. O empreendimento fotovoltaico,  com capacidade instalada de 531 MW, fornecerá energia para a refinaria Hydro Alunorte, maior refinaria de alumina* do mundo fora da China localizada na cidade de Barcarena (PA).

A usina solar, localizada no Rio Grande do Norte, tem a participação de 30% dos três parceiros. Em conjunto com o início das operações comerciais, a Hydro Alunorte comprou os 10% restantes.

Segundo as empresas, a Alunorte comprará cerca de 60% da energia prevista. O contrato será pelo período de vinte anos, na modalidade PPA (Power Purchase Agreement), que é um contrato de longo prazo. O excedente será vendido para o mercado livre de energia.

“Temos um plano muito robusto de descarbonização para produzir alumina mais verde na refinaria Alunorte, o que nos levará a ser uma das refinarias com menores emissões de carbono do mundo até 2030 e alcançar zero emissões até 2040”, disse Carlos Neves, vice-presidente de Operações da Hydro Alunorte.

Terje Pilskog, CEO da Scatec, destacou que o projeto representa um marco crucial na realização dos objetivos estratégicos da companhia, além de ‘reforçar nossa posição em um mercado de crescimento de energia renovável proeminente, fortalecido por nossos parceiros Equinor e Hydro Rein’. 

Olav Kolbeinstveit, vice-presidente sênior para Onshore e Mercados em Renováveis na Equinor, ressaltou a importância deste empreendimento fotovoltaico para o Brasil.

A Equinor tem realizado negócios no Brasil há mais de duas décadas, e vemos o país como uma área central para crescimento lucrativo a longo prazo. Ao investir em energia renovável, estamos apoiando as ambições do Brasil em direção a uma matriz energética diversificada e ajudando a atender ao crescimento esperado da demanda por energia no país”, enfatizou.

 

* Embora o termo alumínio e alumina pareçam semelhantes são soluções diferentes. A alumina é um óxido de alumínio encontrado no minério de bauxita, um composto sólido cristalino de cor branca obtido pelo processo de eletrolítico. 


Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal