A Unicred, uma instituição financeira cooperativa, finalizou a construção de uma usina de energia solar com mais de 2,2 mil módulos fotovoltaicos no município de Caçador (SC).
A planta conta com capacidade de geração de 1.000 kW de potência, o suficiente para suprir 87% das agências singulares da Unicred em Santa Catarina.
Instalado em uma área de três hectares, a usina solar deverá contribuir para evitar a emissão de mais de 250 toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de 1,8 mil árvores por ano.
O projeto contou com a expertise da TAB energia, responsável pelo desenvolvimento e implementação da usina, e tecnologia de ponta fornecida pela WEG, uma das maiores empresas do segmento no Brasil e no mundo.
Alexandre Luiz Franco, diretor-executivo da Unicred, destaca que a entrega representa um compromisso da empresa com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), promovendo “a sustentabilidade corporativa para um mundo mais verde e sustentável”, disse ele.
Sobre a construção da usina solar
O projeto utilizou exclusivamente equipamentos de fornecimento WEG, com 2.230 módulos fotovoltaicos bifaciais Trina de 660Wp, complementados por quatro inversores Huawei de 250 kW.
A execução envolveu movimentações significativas de terra, com 4.288 m³ de corte e 5.653 m³ de aterro. A obra também contou com uma média de 18 profissionais envolvidos diariamente, desde o início, em fevereiro de 2024, até sua conclusão no mês de agosto.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].