Produzir energia limpa e mais barata foram fatores determinantes para que o grupo de concessionárias de veículos Geração investisse na construção de uma usina solar.
Segundo Evandro Elias de Carvalho, diretor do grupo, a atual crise hídrica e o consequente aumento nas contas de energia elétrica foram fatores determinantes para a decisão.
“A escassez de recursos hídricos cada vez mais latente, e o alto custo da energia elétrica, nos incentivaram a procurar por alternativas de energia limpa e renovável, contribuindo para o meio ambiente e para o bolso”, afirma.
De acordo com o executivo, a usina em Biguaçu, localizada em Florianópolis (SC), deve começar ainda este mês e trazer uma economia anual de cerca de R$ 220 mil. A planta atenderá 16 unidades de venda da empresa, localizadas em oito cidades. A planta possui 1260 módulos Canadian 395 Wp, três inversores ABB de 120kW.
“Os sistemas de energia fotovoltaica proporcionam redução de até 95% na conta de energia elétrica, além de não ser poluente”, explica Dilsonei Rigotti, gerente da área de energia solar da Quantum Engenharia, responsável pela instalação.
“O retorno financeiro do investimento foi um critério profundamente analisado, e à época da decisão já demonstrou ser favorável, claramente acima de 8 anos sentiremos no bolso a melhora, e atualmente com os aumentos constantes de custos da energia elétrica certamente este retorno foi reduzido”, completa Evandro.